Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 25 de junho de 2012 19h21


Emanuel Pinheiro debate segurança pública com a população de Juscimeira

O deputado entende que o Estado é responsável por empreender ações de prevenção e repressão, protegendo a população dos riscos a que são expostos

VANIA COSTA / ASSESSORIA DE GABINETE



Widson Maradona
Aud. Pública no Município de Juscimeira para discutir a Segurança Pública
De autoria do presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), o município de Juscimeira (156 km da Capital) sediou na última sexta-feira (22), audiência pública onde foi debatida a segurança da população da região.

De acordo com o deputado, Juscimeira está estrategicamente ligada entre Rondonópolis e Cuiabá, tornando-se rota de visitas e negócios, aumentando seu potencial econômico com vistas ao Mundial de Futebol de 2014. E em virtude do progresso, a  violência e o tráfico de drogas aumentaram na mesma proporção.

“Precisamos dar a atenção e a dimensão que esse pacato município merece. Com esse propósito convocamos essa audiência e trouxemos aqui as autoridades ligadas diretamente à segurança pública para ouvir a população”, declarou. O foco da audiência foi à falta de delegado e a deficiência no policiamento militar e civil, para atender a demanda da região.

Segundo a presidente da Câmara Municipal de Juscimeira, vereadora Silvanei Cavalheiro, são apenas três policiais civis atuando na cidade e cinco efetivos da Polícia Militar, sendo um de férias. Pinheiro disse que infelizmente no Estado, há uma grande deficiência nas chamadas política de segurança pública, porém, esse quadro deve mudar.

“Eu entendo que o Estado é responsável por empreender ações de prevenção e repressão, e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expostos”, afirmou o parlamentar.

O secretário-adjunto de Inteligência, Wylton Massao Ohara, disse que hoje tanto a Polícia Militar (PM), como a Civil trabalham em seus limites, ou seja, a ONU recomenda um policial para cada 250 habitantes. E Mato Grosso tem cerca de um policial para cada 400 habitantes.

“Posso afirmar que tanto a Policia Civil quanto a Militar trabalham em seus limites. Não fugimos das responsabilidades, e também não estamos medindo esforços para combater a criminalidade”, assegurou. Ohara disse que vai levar todos os apontamentos da comunidade e das autoridades presentes ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado  que já se comprometeu fazer o que for possível para solucionar os problemas.

O deputado Emanuel Pinheiro afirmou que vai continuar lutando para garantir qualidade de vida à população. Participaram da audiência representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, autoridades policiais locais, vereadores, juízes e segmentos organizados da sociedade.

Mais Informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6404 / 9929-4409


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com