Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de julho de 2016 14h15


AUDIÊNCIA

Emanuel Pinheiro quer debater incentivos à cadeia produtiva do leite em MT

O parlamentar lembra que o resultado do trabalho dos produtores é visto dia a dia na mesa dos brasileiros, mas nem sempre é devidamente reconhecido

HUGO FERNANDES / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Emanuel Pinheiro (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Debater as potencialidades e os entraves vividos pela cadeia produtiva do leite em Mato Grosso. Este é o objetivo da audiência pública, requerida pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PMDB), que acontecerá na próxima quinta-feira (7), no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. O intuito é de que a discussão contribua na criação de políticas públicas visando incentivar o setor.

O parlamentar lembra que o resultado do trabalho dos produtores é visto dia a dia na mesa dos brasileiros, mas nem sempre é devidamente reconhecido. “Sou um defensor da agricultura familiar. Em Mato Grosso, cerca de 51% dos produtores de leite produzem até 50 litros por dia. Ou seja, são pequenos produtores que precisam de insumos básicos e capacitação necessária, para aumentar a produção e torná-la mais competitiva”, destacou o deputado.   

De acordo com Guto Zanata, gestor executivo da Associação dos Produtores de Leite de Mato Grosso (Aproleite/MT), a falta de um certificado sanitário que permita a comercialização do produto entre municípios vizinhos é um dos principais entraves vividos pelos produtores atualmente. “Se houvesse essa permissão, poderíamos ampliar o mercado e, conseqüentemente, a concorrência. Elevaríamos a cadeia produtiva a outro patamar”, pontuou. 

Segundo a última pesquisa ‘Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite no Estado de Mato Grosso’, publicada em 2012 pela Aproleite/MT, os Estados Unidos são os maiores produtores de leite do mundo, com 87,5 bilhões de litros por ano, seguido pela Índia, com 50,3 bilhões; China, com 36,0 bilhões; Rússia, com 31.9 bilhões, e o Brasil, com 31,7 bilhões.

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores mundiais de leite de vaca, a produtividade do rebanho é pequena, 1.381 litros por vaca ordenhada por ano. Isso significa que a produção de leite do país é proveniente, em sua maior parte, de sistemas de produção extensivos.

A pesquisa revela ainda que Minas Gerais continua sendo o maior produtor de leite do país, com 27% de toda produção no país, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 12%, Paraná, 12%, Goiás, 10% e Santa Catarina, 8%. Mato Grosso aparece na 10ª posição no ranking, correspondendo por apenas 2,3%. (Com informações da Aproleite/MT).

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens