Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 17 de setembro de 2015 11h04


EDUCAÇÃO

Emanuel Pinheiro sugere debate sobre drogas na escola

Pinheiro sugeriu que a Casa de Leis iniciasse a discussão da legalização da maconha

THIAGO ITACARAMBY / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Dep. Emanuel Pinheiro (Foto: Mauricio Barbant/ALMT)

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) aproveitou a presença do secretário de Estado de Educação, Pirmínio Pinto Filho, na reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa para debater sobre a questão das drogas na escola. 

Pinheiro sugeriu que a Casa de Leis iniciasse a discussão da legalização da maconha. O tema segue em discussão há anos no Congresso Nacional, que decidiu abrir o debate sobre a legalização do uso recreativo e medicinal da maconha. O tema é tabu e provoca desconforto quando abordado. 

O objetivo é "encontrar alternativas para a sociedade sobre o assunto”, segundo o deputado Emanuel Pinheiro, que requereu a vinda do padre Paulo Ricardo, para tratar do assunto no Legislativo.

A sugestão foi dada quando o secretário admitia que esse problema afeta em muito as escolas. Só no ano passado, citou Pirmínio, foram cometidos oito assassinatos de alunos próximos de escolas. Este ano já são dois e todas as 10 mortes ligadas ao envolvimento com drogas. 

LEGALIZAÇÃO – O tema é debatido no Supremo Tribunal Federal (STF), que, até o momento, não concluiu o julgamento sobre a legalização da posse de maconha para consumo próprio. A matéria já recebeu três votos favoráveis e nenhum contra. 

O assunto também é analisado na Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, onde dois médicos condenaram a liberação da droga, mas uma professora de direito e uma especialista em drogas da Universidade de Brasília (UnB) falaram a favor da medida.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens