Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 15 de março de 2016 13h01


OPINIÃO

Parabéns, Barão de Melgaço!

O município é considerado o mais pantaneiro de todos; do total de sua área, pouco mais de 2% é formado por terra firme, sendo que o restante é Pantanal

DEPUTADO EMANUEL PINHEIRO / ALMT



Dep. Emanuel Pinheiro (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Barão de Melgaço completou 62 anos no último dia 13 de março. Nesse quase um século de história, a cidade de cultura e natureza exuberantes soube preservar e manter vivas nossas tradições. O município vizinho tem interferências históricas e culturais na vida dos mato-grossenses. 

A denominação Barão de Melgaço deve-se ao título honorífico dado ao francês naturalizado brasileiro, o almirante Augusto João Manoel Leverger, o Barão de Melgaço, por seus atos heróicos e suas contribuições enquanto presidente da Província de Mato Grosso.

Barão de Melgaço é patrono imortal das letras mato-grossenses. O almirante Leverger notabilizou-se ao mandar erguer uma trincheira nas colinas de Melgaço, no período da Guerra do Paraguai, à margem do Rio Cuiabá, para conter tropas paraguaias que estariam para invadir a capital mato-grossense.

No dia 25 de março de 1902, foi criado o município de Melgaço encampando o de Santo Antonio do Rio Abaixo. Algum tempo depois o município foi extinto, porém, restaurado novamente em 1938. No dia 31 de dezembro de 1943, a Vila de Melgaço passou a denominar-se Chacororé, devido à lagoa do mesmo nome. 

A Lei nº 319, de 30 de setembro de 1948, alterou novamente a denominação para Barão de Melgaço. O município foi criado em 12 de dezembro de 1953.

Um pacato município com pouco mais de 10 mil habitantes, casas de arquitetura colonial, construídas no século XIX, fazem recordar um passado quando a cidade se concentrou numa das mais importantes regiões açucareiras do país.

O município é considerado o mais pantaneiro de todos, do total de sua área, pouco mais de 2% é formado por terra firme, sendo que o restante é Pantanal.

Barão de Melgaço comemora os seus 62 anos de emancipação política com muita luta e dedicação do povo pantaneiro. São tradições típicas da cultura mato-grossense, algumas delas espalhadas pela baixada cuiabana, que são recordadas pelas memórias daqueles que ajudaram a construí-las. 

Parabéns Barão de Melgaço pelos seus 62 anos! 

Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República em Mato Grosso


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens