Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de outubro de 2015 16h25


OPINIÃO

Parabéns, professor!

O educador de hoje não pode só reproduzir seu conhecimento

EMANUEL PINHEIRO / ALMT



Como professor de Direito Constitucional não poderia deixar de externar a minha gratidão e respeito por essa profissão tão generosa com a sociedade. Eles são verdadeiros heróis que semeiam conhecimento e sonhos para colher melhores cidadãos.

Deputado Emanuel Pinheiro (Foto: Ronaldo Mazza-ALMT)

O educador Rubem Alves já dizia que a missão do professor não é dar respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na Internet. A missão dos professores é provocar a inteligência, é provocar o espanto, a curiosidade.

O professor de hoje não pode só reproduzir seu conhecimento. A responsabilidade está, cada vez mais, do lado dos alunos, que têm de querer aprender. O professor deve incentivar o aluno, mas este não pode ser passivo.

O grande desafio é como valorizar a profissão de professor. Nós políticos temos que promover a qualidade de um sistema educacional que não pode ser maior do que a qualidade de seus professores. 

Um bom exemplo é o governo da Coreia do Sul que aperfeiçoou os cursos de Pedagogia, deixando-os mais instrumentais, unindo teoria e prática. São exemplos que precisam inspirar o país e evitar que o sonho de ser professor se transforme em tormento.

O país do slogan "Brasil, Pátria Educadora" trata muito mal a Educação. O setor amarga investimentos abaixo dos índices constitucionais. Infelizmente, há mais de uma década o setor não tem a prioridade, o respeito que merece.

Uma reforma educacional é necessária, porém, por mais que essa reforma dependa da consciência política e moral de dirigentes do Estado, é importante um esforço conjunto da sociedade, onde cada indivíduo reconheça e valorize seu papel na construção de uma nação democrática de fato.

Se o Brasil seguir bons exemplos, com mudanças de fato, quem sabe os bons e dedicados candidatos possam se inscrever em Pedagogia sem o medo de estar desperdiçando tempo e estudo. Aprender e ensinar merecem o respeito público da sociedade.  

Os professores sabem que o conhecimento é o único poder que um ser humano deve sempre almejar. Não há limites, não há fronteiras e sempre há uma estrada que se abre, para o que busca e estuda. Os educadores necessitam ser valorizados e respeitados. A todos os educadores o meu profundo respeito. Parabéns, professores!


*Emanuel Pinheiro é deputado estadual pelo Partido da República em Mato Grosso


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens