Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 09h36


COMISSÃO DE SEGURANÇA

Pinheiro convoca secretário de Justiça para discutir fragilidade do sistema prisional

Durante o carnaval, presos divulgaram fotos ostentando dinheiro, no Raio I da Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá.

THIAGO ITACARAMBY / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Emanuel Pinheiro (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) é o autor do requerimento que determina a convocação do presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista de Souza, e do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo. 

O objetivo é esclarecer a fragilidade do sistema prisional em Mato Grosso, após a exibição de presos ostentando dinheiro, no Raio I da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, durante o carnaval. 

“O fato expõe a fragilidade do sistema penitenciário estadual”, afirma o parlamentar, que pretende esclarecer a situação em reunião deliberativa da Comissão de Segurança Pública e Comunitária do Poder Legislativo.

O assunto ganhou repercussão dos veículos de comunicação da capital, com várias abordagens. “Presos curtem carnaval exibindo dinheiro do tráfico em selfies”, foi a chamada do Portal Gazeta Digital. 

Em nota divulgada à imprensa, o sindicato dos agentes penitenciários afirma que o Governo do Estado, responsável por todas as unidades prisionais, através da Sejudh, tem pleno conhecimento da situação e permanece inerte. 

A unidade prisional possui capacidade para 891 presos, mas apresenta superlotação de mais de 200%. Os dados foram divulgados pelo Sindspen-MT, no início do mês de fevereiro.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens