Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 31 de janeiro de 2018 10h47


ASSENTAMENTOS

Comitiva de Nova Bandeirantes recorre ao deputado Silvano por apoio à zona rural

Cerca de cem famílias ainda aguardam por inclusão ao Sipra, com isso, ficam impossibilitados de acessarem linhas de crédito junto aos bancos e programas do governo federal

JOELMA PONTES / Gabinete do Deputado Silvano Amaral



Foto: JOELMA PONTES

Uma comitiva de pequenos produtores rurais do município de Nova Bandeirantes, liderada pelo vereador Marino Domingues (MDB), esteve na Assembleia Legislativa para pedir a intervenção do deputado estadual Silvano Amaral (MDB), no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) com intuito de resolver a situação de cerca de cem famílias que ainda aguardam a adesão junto ao Sipra (Sistema de Informação de Projetos de Reforma Agrária).

Segundo Marino, essas famílias estão impossibilitadas de acessarem linhas de crédito junto aos bancos e também aos programas do governo federal. “É como se elas não existissem nos assentamentos e isso torna a vida desses produtores rurais ainda mais difícil. Já não é fácil, obtendo o acesso, imagina sem?”, argumentou o vereador que defende os pequenos produtores dos assentamentos Japuranã e Japuranomã, onde residem quase 1200 famílias.

Os assentamentos Japuranomã e Japuranoman já foram visitados pelo deputado Silvano, que tenta, no INCRA, resolver a regularização fundiária das mais de mil famílias, conhecidas também como “parceleiros do Incra”. Ocorre que, algumas famílias, ainda estão na fila de espera para serem inseridas no sistema SIPRA. O parlamentar já cobrou celeridade da equipe técnica do órgão para que a situação do grupo de pequenos produtores, ainda não cadastrados no sistema, seja resolvida o mais breve possível.

“Já disponibilizei assessores do meu gabinete para acompanhar a par e passo, todo o processo envolvendo os assentamentos Japuranoman e Japoranã, desde o georeferenciamento até o cadastro do Sipra. O nosso intuito não é somente inseri-las no Sipra, mas resolver definitiva a regularização fundiária dessas famílias assentadas”, disse Silvano Amaral ao destacar o apoio do deputado federal Carlos Bezerra (MDB) que já tomou conhecimento da situação e se comprometeu em também auxiliá-las, na tentativa de resolver o imbróglio das comunidades rurais.

Participaram da reunião os agricultores Milton Batista Godoy, Sérgio Zanetti, Veimar Vilela e João Pereira. 


Gabinete do Deputado Silvano Amaral

Telefone: (65) 3313-6880