Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 3 de outubro de 2017 16h02


LUTO NA SAÚDE

Deputado Silvano apoia movimento em Sinop e cobra repasse do governo

Parlamentar alerta que Hospital Regional de Sinop beira o caos; unidade sofre com falta de medicamentos e matérias básicos como linha, seringas e agulhas.

JOELMA PONTES / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Deputado Silvano Amaral (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O deputado estadual Silvano Amaral classificou como “catastrófico” a situação do Hospital Regional de Sinop que funciona com deficiência, com apenas 35% da sua capacidade de atendimento. Devido o atraso no repasse de recursos, algo em torno de R$ 27 milhões, as internações foram barradas e a falta de material hospitalar tem comprometido o atendimento na unidade de saúde.

De acordo com Klement, a maioria dos medicamentos está em falta, além das agulhas, seringas, linhas e outros insumos utilizados em procedimentos básicos. Outra situação que agrava o quadro em Sinop é o atraso há mais de 90 dias no pagamento de profissionais, o que justifica a paralisação.

Em entrevista a um site local, o secretário Klement afirmou que alguns pacientes que estavam sendo encaminhados da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para o hospital regional seguiam com medicamentos comprados pelo município porque na unidade não tinha. “Compramos algumas caixas de medicamos e estamos enviando, todos caros que costumeiramente apenas são disponibilizados para hospitais e nós enquanto município compramos para salvar vidas. Mas não temos condições de permanecer nesta situação senão pararemos também”.

Na entrevista, Klement ainda alegou que a UPA está sofrendo os reflexos com os atendimentos reduzidos no regional. “Quantas paradas os médicos que estão fazendo as consultas fazem para poder atender uma emergência? Tudo isso causa lentidão”, acrescentou.

“Infelizmente é uma área que não dá para remediar. Não dá para tomar medidas apenas para apagar o fogo. Saúde deve ser tratada com prioridade, independente de crise. Acredito que esse descontrole financeiro está atrelado a falta de experiência e competência para administrar. Agora, o que vemos é um bloqueio numa das rodovias mais importantes do estado, luto na saúde e profissionais da saúde e população desesperados por uma solução que nunca chega. O governo precisa se manifestar a respeito e apresentar uma solução”, disparou Silvano que representa Sinop e toda região Norte de Mato Grosso, na Assembleia Legislativa.

O deputado Silvano falou com o ex-chefe da Casa Civil, José Adolpho, na semana passada para discutir a situação do Hospital Regional que prometeu que até a quinta-feira anterior (28) pagaria uma parte do valor total do repasse em atraso que já chega à casa dos R$27 milhões.

“Falei com o Adolpho, que não cumpriu com o prazo por ele mesmo confirmado na semana passada, agora estou tentando contato com o atual chefe da Casa Civil, o deputado licenciado Max Russi que ainda não pôde nos atender. Neste caso, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais estão de mãos atadas, não temos a caneta nas mãos. Apenas o governador Pedro Taques pode fazer alguma coisa” apontou Silvano.

Em entrevista à Rádio Assembleia, na manhã desta terça-feira (3), Silvano ainda observou que o movimento que acontece em Sinop não é encabeçado pela prefeitura e muito menos pela Câmara Municipal, mas que a própria sociedade se organizou de forma voluntária para cobrar uma medida enérgica do governador Pedro Taques, chefe maior do estado, para que o imbróglio seja resolvido em caráter de urgência.

“Pelo contrário, a prefeita Rosa Martinelli tem oferecido suporte à UPA, porém sem muito que fazer porque UPA não possui estrutura para atender a média e alta complexidade. Até o momento 17 óbitos já foram confirmados na UPA, desde que se instalou o caos no Hospital Regional. Eu, enquanto deputado estadual, também quero uma resposta. Estamos de mãos atadas diante de tudo isso”, ressaltou.


Gabinete do Deputado Silvano Amaral

Telefone: (65) 3313-6880


Associadas


Imagens