Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015 10h21


029/2015

Deputado vai a Brasília em apoio ao setor madeireiro

O segmento movimenta aproximadamente R$ 2 bilhões anualmente e gera em torno de 10 mil empregos diretos e indiretos com a atividade de 1.700 indústrias instaladas no Estado

JOELMA PONTES / Assessoria de Gabinete



Sessão Plenária Ordinária Vespertina de Terça-Feira (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

O deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB), comemorou a revogação da Portaria 029/2015 da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em consonância com a Portaria 443/2014, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que proibiu a coleta, corte, transporte e o armazenamento de diversas espécies de madeiras, inclusive a Itaúba, Garapeira, Jatobá, Cerejeira, Jequitibá e Cedro, por risco de extinção.

O próximo passo, segundo o parlamentar que já está em Brasília para uma reunião com a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira,  é sensibilizar a ministra e, conseguir com que a Portaria 443/2014, de autoria do MMA, seja revogada também.

Participam do encontro, às 19 horas de hoje, a bancada federal de Mato Grosso, entre eles os deputados federais Valtenir Pereira e Carlos Bezerra, e deputados do Parlamento estadual.  

Em Mato Grosso, com a revogação da Portaria, por meio da Sema, madeireiras do Estado que possuem licença de manejo sustentável, expedido pela secretaria até o dia 30 de janeiro de 2015, ficam autorizadas a carregar e comercializar a matéria-prima em questão, desde que observado a data de seus respectivos contratos, não podendo ultrapassar o dia 30 do mês anterior.

“Revogar essa Portaria (029/2015) já foi uma grande vitória, tendo em vista o reflexo negativo que isso poderia causar a indústria madeireira. Não somos a favor do desmatamento, até porque para extrair a madeira é necessário obter uma licença ambiental. O que defendemos é a movimentação financeira que gira em torno desse setor  e que alavanca economia local e a geração de empregos de emprego e renda  a milhares de trabalhadores”, defendeu Silvano Amaral.

Segundo informações do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), o setor movimenta aproximadamente R$2 bilhões anualmente e gera em torno de 10 mil empregos diretos e indiretos com a atividade de 1.700 indústrias. 


Gabinete do Deputado Silvano Amaral

Telefone: (65) 3313-6880


Associadas


Imagens