Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 23 de outubro de 2015 16h23


REGULARIZAÇÃO

AL cria comissão especial para estudar concessão de garimpo em Pontes e Lacerda

O grupo é composto pelos deputados Oscar Bezerra (PSB), Wancley Carvalho (PV), Dr. Leonardo (PDT), Wagner Ramos (PR), Pedro Satélite (PSD) e Coronel Pery Taborelli (PV)

ALLINE MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



 ALMT tem comissão formada para averiguar a situação do garimpo recém-descoberto em Pontes e Lacerda (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A Assembleia Legislativa criou uma comissão especial para apurar a situação da Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda, onde ocorre a exploração de minério de maneira ilegal. Proposta pelo deputado Oscar Bezerra (PSB), o grupo formado por cinco parlamentares terá 120 dias para averiguar e estudar a viabilidade da autorização e/ou concessão, por parte da União, para liberação do garimpo. O ato 038/2015 foi publicado em Diário Oficial, na última sexta-feira (23). Além de Bezerra, participam da comissão os deputados Wancley Carvalho (PV), Dr. Leonardo (PDT), Wagner Ramos (PR), Pedro Satélite (PSD) e  Coronel Pery Taborelli (PV).

A comissão tem como objetivo promover estudos e pesquisas em defesa da autorização e/ou concessão por parte da União, para efeito de exploração por brasileiros, do garimpo a pouco tempo descoberto em Pontes e Lacerda.

Dessa forma, a questão deverá ser estudada de maneira minuciosa, mostrando de forma clara todos os problemas que interferem e estabelecer propostas que sejam direcionadas à atender as necessidades da população mato-grossense.

PONTES E LACERDA- O garimpo ganhou notoriedade depois de ter fotos de pepitas enormes de ouro publicadas nas redes sociais e pessoas de vários estados, até de outros países, atraídas para o município.

Ao tomar conhecimento da situação, o Ministério Público Federal (MPF) recorreu à Justiça e garantiu o fechamento do garimpo. Com a ampla divulgação de que ouro estava sendo encontrado de maneira fácil, milhares de pessoas migraram para Pontes e Lacerda. Com a exploração de maneira desordenada, acabou ocorrendo um deslizamento de terra no local onde cinco pessoas ficaram feridas. Com isso, a Polícia Federal se deslocou para a região notificando sobre a decisão judicial.

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens