Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de julho de 2015 16h24


AUDIÊNCIA PÚBLICA

Assembleia Legislativa vai a Aripuanã debater necessidades locais

População quer melhorias nas áreas de Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e Educação

MARIA NASCIMENTO TEZOLIN / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Dep. Oscar Bezerra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

A Assembleia Legislativa realiza na próxima sexta-feira (10.7), às  9 horas, audiência pública no Centro de Educação Continuada Dardanelos,  município de Aripuanã, para debater junto às autoridades dos poderes Executivo e Legislativo estadual, bem como com a bancada federal de Mato Grosso, a problemática de infraestrutura, logística e o desenvolvimento econômico da região do Vale do Juruena.  De acordo com o autor da proposta, deputado Oscar Bezerra, o debate é uma resposta para sociedade local, que aponta a necessidade de mais infraestrutura.

No último dia 16 de maio, o parlamentar participou de uma reunião pública em Aripuanã, a convite do prefeito e dos vereadores da cidade, e várias demandas populares foram tratadas, relacionadas à Saúde, Infraestrutura, Educação, Economia e âmbito social daquela localidade. A meta é interceder junto ao governo no sentido de buscar soluções para os apontamentos.

Entre as necessidades repassadas ao parlamentar pela população, estão a de viabilização de lama asfáltica para a pavimentação urbana de ruas e avenidas do município que, em decorrência da estreita receita orçamentária, não tem condições de arcar com os custos da obra. Segundo Bezerra, “a falta de pavimentação asfáltica naquela cidade tem causado grande transtorno à população que, na época do período chuvoso, enfrenta verdadeiro lamaçal e na época de estiagem, a poeira intensa”. Ele lembrou que  essa última é grande causadora de problemas respiratórios, que, em consequência, aumenta a demanda nos postos de saúde.

Ainda no que tange à parte de Infraestrutura, as autoridades expuseram, em regime de urgência, a necessidade de pavimentação completa da MT-183 e a conclusão da BR-164, estradas estas que dão acesso ao município de Aripuanã, e o término da construção das pontes de concreto sobre o rio Aripuanã.  Outra solicitação é a estadualização da estrada que liga Aripuanã ao município de Rondolândia, via Distrito de Conselvan. A estrada é particular e fica sob a supervisão dos fazendeiros da região, que, segundo a população, cobram pedágio para o tráfego de veículos e motocicletas.

Em relação à Saúde, pontuou-se o alto índice de dengue no município com a necessidade de aumento do número de profissionais para atuar nas redes estadual e municipal, além de programas de conscientização e prevenção da epidemia. Além disso, a localidade requer a reativação do Posto de Saúde da Gleba Milagrosa. A unidade se encontra fechada há cerca de seis meses.

Outra reivindicação que pautará o debate é a implantação da empresa Votorantim, também no município de Aripuanã. A empresa pretende investir R$ 700 milhões num projeto para a construção da segunda maior mina de zinco do Brasil. Além disso, a comunidade quer agilidade do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) para a conclusão da regularização fundiária urbana do município.

Na área de Segurança Pública, a Câmara Municipal e a Prefeitura de Aripuanã cederam um terreno para a Polícia Militar construir um novo quartel e agora, aguardam recursos por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública para a obra e  completa instalação.  

Na área de assistência social, o município reivindica a construção de um albergue para acolher os moradores de rua e, na mesma linha, a viabilização de um microonibus e de local de lazer  para atender a população idosa.

Por último, moradores da Gleba Milagrosa, responsável pela produção de cerca de 80% dos produtos agropecuários provenientes do município de Aripuanã, reivindica ajuda do Poder Executivo no sentido de viabilizar resfriadores de leite e tratores, além de recursos financeiros para a construção e uma fábrica de queijo muçarela, uma vez que a localidade produz mil litros de leite por dia.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens