Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de novembro de 2015 15h52


CPI DAS OBRAS DA COPA

Diretora do Ministério das Cidades acusada de fraude sobre VLT fala nesta quarta

Luiza Gomide de Faria Vianna, denunciada por adulterar parecer técnico que apontava inviabilidade da troca do BRT por VLT, presta depoimento na reunião desse dia 18

MARIANNA MARIMON / ASSESSORIA DE IMPRENSA



Reunião da CPI da Copa com a Presença senhora Juliana Fiuza Ferraz. (Foto: Demóstenes Milhomem ALMT.)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as Obras da Copa recebe três depoentes na sessão desta quarta-feira (18), às 14h, no auditório Milton Figueiredo da Assembleia Legislativa. Entre os depoimentos previstos consta o da diretora do Departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide de Faria Vianna, denunciada e investigada por suposta adulteração no parecer técnico para justificar a troca do modal BRT para o VLT.

Luiza Vianna foi denunciada pelo servidor técnico do Ministério das Cidades, Higor Guerra, responsável pelo parecer que apontava a inviabilidade na troca do modal BRT para o VLT. Após sofrer reiteradas pressões e se negar a efetivar o relatório em consonância com a decisão de governo, conforme alegou a diretora à época dos fatos, Guerra apresentou denúncia que apontou a fraude no parecer técnico. A diretora Luiza e a gerente de projetos, Cristina Soja, são apontadas como responsáveis pela fraude e respondem processo na justiça.

Higor Guerra já prestou depoimento à CPI das Obras da Copa e reafirmou todo o teor do seu depoimento prestado ao Ministério Público Federal, mas alegou desconhecer o motivo para a fraude no parecer.

Conforme o servidor, a gerente Cristina Soja apenas afirmava que o Ministério das Cidades precisava caminhar em consonância com a decisão do governo de Mato Grosso, porém Higor Guerra justificou a fragilidade das informações prestadas pelo Estado para a troca dos modais.

Além da diretora do Ministério das Cidades, também prestam depoimento nesta quarta-feira (18), João Paulo Curvo Borges, que à época dos fatos era assessor especial da Secopa, responsável por revisar os projetos entregues pela GCP Arquitetos, que culminaram na contratação das empresas que forneceram o mobiliário e os sistemas de telecomunicações da Arena Pantanal.

O outro depoimento é de Mauriney Cezar Pinheiro da Silva, diretor de projetos da Eximia Engenharia e Consultoria, responsável pela elaboração dos projetos das obras do entorno da Arena.

 


Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Telefone: (65) 3313-6730


Associadas


Imagens