Segunda-feira, 21 de março de 2016 10h57

EDUCAÇÃO

Oscar anuncia parceria com governo para investimento de R$15 mi no campus da Unemat em Juara

A cada um real das emendas destinadas pelo deputado, o governo deve dar contrapartida de igual valor.

MARIANNA MARIMON / ASSESSORIA DE GABINETE

Dep. Oscar Bezerra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

“Este será o maior investimento já realizado no campus da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) em Juara”, destacou o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) ao anunciar o acordo firmado com o governo estadual para investimento de R$15 milhões, em um período de três anos. O parlamentar se comprometeu em destinar R$2,5 milhões por ano de suas emendas parlamentares, enquanto o governo entra com a contrapartida de mesmo valor.

Este investimento permite viabilizar a oferta de novos cursos com a finalidade de atender as demandas sociais e econômicas do Estado. Para o deputado, este é o momento de transformar Juara em um polo da educação e fomentar a economia de toda a região noroeste, além de atender aos demais municípios.

“Nossos municípios precisam desta oportunidade, de que as famílias possam manter seus filhos estudando perto de casa, já que muitos não possuem condições de oferecer apoio para que seus filhos morem em outra cidade com mais oportunidades de ensino. E isso reflete também em nossa economia, pois os jovens continuarão a trabalhar enquanto estudam. Além de atrair estudantes de todo o estado e também do país”, defendeu.

O campus de Juara foi criado em 2004, inicialmente com o curso de Pedagogia e, somente em 2012, foi implantado o curso de Administração. Atualmente são 540 alunos matriculados nos dois cursos. Desde a criação do campus não houve nenhuma obra de infraestrutura, e os cursos funcionam nas dependências reformadas da antiga escola agrícola.

Com a parceria firmada entre o parlamentar e o Governo do Estado, a previsão é de que neste ano de 2016 sejam investidos recursos para o curso de bacharelado em Agronomia, curso de licenciatura em História, pós-graduação em Agronegócio, pós-graduação em Docência na Educação Infantil, pós-graduação em Tecnologias Digitais, construção de sete salas de aula e banheiros, dois laboratórios de informática, construção de biblioteca, aquisição de uma caixa d’água e de som para eventos e recuperação de área de preservação ambiental.

Já para o ano de 2017, a previsão de investimentos irá contemplar duas turmas do curso de bacharelado em Direito, curso de licenciatura em Ciências Biológicas, pós-graduação em Gestão de Pessoas, construção de auditório para 750 pessoas, reforma elétrica no campus e construção de novo bloco administrativo e de espaço de convivência.

Para o ano de 2018, os investimentos serão destinados para o curso de bacharelado em Agronomia, curso de licenciatura em Pedagogia do Campo, curso tecnólogo em Agroecologia, curso de bacharelado em Ciências Contábeis, pós-graduações em Gestão de Projetos; em Alfabetização e Letramento; em Gestão Financeira; em Educação Inclusiva e em Educação e Diversidade, além da aquisição de um veículo, a pavimentação do estacionamento e o paisagismo do campus.

Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Associadas