Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 14 de julho de 2017 11h25


ATUAÇÃO PARLAMENTAR

Oscar Bezerra apresenta balanço do primeiro semestre

Ações voltadas para os setores de comércio e indústria, atuação em investimentos em todo Mato Grosso e cobranças ao Executivo para melhores condições de vida à população marcam a atuação do deputado nos primeiros seis meses deste ano

DIEGO SAPORSKI / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Oscar Bezerra (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Com mais de 600 indicações ao Executivo e às secretarias estaduais, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) se consolidou como um dos parlamentares mais atuantes de Mato Grosso. As ações são voltadas para a população e setores que influenciam diretamente a economia do estado. Entre as indicações, cidade como Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã,  Tapurah, Colniza e Cotriguaçu são algumas com maior número de demandas.

Entre as ações do deputado no Parlamento que obtiveram maior repercussão e discussão neste primeiro semestre está o projeto conhecido popularmente como “projeto dos deputados faltosos”. A matéria trata do Projeto de Resolução n° 75/2015, que discute o desconto no salário dos parlamentares em casos de faltas. Oscar cobrou que o projeto entrasse em pauta para votação, uma vez que, foi apresentado no primeiro semestre de 2015. Após algumas discussões o projeto foi analisado em primeira votação, e por consenso, apresentado um substitutivo com algumas alterações. As principais mudanças são nos dias de sessão. A sessão passará a acontecer toda terça e quarta-feira, matutinas e vespertinas.  O projeto, agora, aguarda os próximos passos para a aprovação.

Destaque - O Projeto de Lei n° 122/2017, que prevê o monitoramento dos câmeras em asilos e escolas de Mato Grosso, o projeto n° 156/2017, que trata da implantação de orientação psicológica na escolas, e o projeto que prevê regularizar e encerrar as discussões sobre a reserva extrativista Guariba-Roosevelt  são alguns dos destaques do parlamentar. O último PL, que ainda está sem numeração, se aceito, contará com a área da reserva ampliada, totalizando aproximadamente 138.092 ha (cento e trinta e oito mil e noventa hectares).

Comissões - Em março, o deputado foi eleito o presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo. “A missão da comissão tem sido apreciar matérias que tramitam na Casa e assim discutir os diversos temas para que sejam tomadas decisões coerentes”, explicou Oscar.

Já em abril, a Câmara Setorial Temática que discutiu a implantação da ozonioterapia foi encerrada, e o projeto de lei, resultado dos estudos da equipe, encaminhado ao Executivo. No mesmo mês, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa do Mundo foi votado em plenário. O relatório foi encaminhado aos órgãos competentes para análise da investigação.

Juara - Além dos investimentos e das cobranças feitas pelo deputado ao Executivo em busca de melhorias para a cidade, em maio, aconteceu a aula inaugural do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A implantação do curso faz parte da emenda parlamentar do deputado do ano de 2016. O deputado destinou R$ 2,5 milhões para o campus em Juara.

Luz para Todos - Recentemente, o deputado esteve no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, onde fez cobranças referentes ao programa. Um dos principais temas foi a exigência da Energisa (companhia de energia detentora do serviço em Mato Grosso) sobre a necessidade de apresentação da titularidade da área para o ligamento da luz.

“A maioria das pessoas são de assentamento e não possuem o título da área. Esse pedido dificulta o andamento do programa”, ressaltou. Segundo o ministro, Fernando Coelho Filho, a Energisa será acionada a dar explicações sobre o fato.

Interação - Um dos marcos na atuação do deputado tem sido a participação da população. Em 2016, foi lançada a  hashtag #CobraAíOscar, onde os internautas podem sugerir, reclamar e indicar ao parlamentar sua demanda. Sucesso absoluto e inovador, a ferramenta já rendeu projetos de lei, indicações e soluções para alguns problemas. A  solução para a cratera que apareceu na MT-338, próximo de Juara, é exemplo de bons resultados que a #CobraAíOscar trouxe para a população.  Após o contato do deputado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o problema foi resolvido.

O parlamentar também lançou, neste semestre, mais um canal de comunicação com a população: o Whatsapp do deputado Oscar Bezerra. Pelo aplicativo, é possível  acompanhar as ações e atuações do deputado. O número é: 65. 99991-9040. Esse canal de comunicação também serve para o envio de demandas e sugestões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Telefone: (65) 3313-6730


Associadas


Imagens