Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 8 de setembro de 2015 10h24


DESENVOLVIMENTO

Oscar Bezerra propõe melhorias para microrregiões de Mato Grosso

O deputado apresentou projeto de lei que institui a Política de Desenvolvimento das Microrregiões de Mato Grosso, com a denominação PDM/MT

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Dep. Oscar Bezerra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

O deputado Oscar Bezerra (PSB) apresentou projeto de lei que institui a Política de Desenvolvimento das Microrregiões de Mato Grosso, com a denominação PDM/MT.

Conforme o parlamentar, a PDM/MT terá com objetivo a prescrição de ações e investimentos públicos voltados ao desenvolvimento integrado do Estado, para, consequentemente, reduzir as desigualdades das microrregiões de Mato Grosso, erradicar o estado de pobreza e miserabilidade existentes nos municípios com baixos indicadores econômicos, sociais e ambientais.

A política de desenvolvimento atuará através, por exemplo, da geração de produção, renda e empregos; facilitar o acesso ao ensino público, técnico e superior; desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

“Vale ressaltar que a redução das desigualdades de nossas microrregiões deve ser prioridade num Estado que preserva e promove o princípio da dignidade humana”, explicou o deputado.

Na avaliação de Bezerra, em Mato Grosso, acredita-se que “há dois estados distintos dentro do mesmo estado. Um pobre, composto por municípios com péssimos indicadores econômicos, sociais e ambientais, e outro rico, composto por municípios manifestamente produtivos, com ótimos indicadores econômicos e sociais”, apontou o parlamentar.

Outro exemplo citado por Oscar Bezerra está direcionado à situação considerada atípica, onde segundo o deputado, há, na mesma região, duas microrregiões com realidades distintas, por exemplo: a região do Médio-Norte, composta pela microrregião do Alto Rio Paraguai, formada pelos municípios de Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Denise, e pela microrregião da grande Sorriso, formada pelos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

“A primeira, formada por municípios com péssimos indicadores sociais, e a segunda por municípios manifestamente produtivos, com ótimos indicadores econômicos e sociais, restando cristalina a severa desigualdade dessas microrregiões”, afirmou ele.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens