Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 3 de junho de 2015 14h34


ENCAMINHAMENTO

Oscar defende liberação de 30% das áreas dos manejos para destravar setor florestal

O parlamentar acompanhou todas as dificuldades do setor para garantir a representatividade junto ao Governo do Estado. Outra reunião está prevista para ocorrer na próxima semana

MARIANNA MARIMON / ASSESSORIA DE GABINETE



Em reunião realizada nesta terça-feira (2), no Palácio Paiaguás, o deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) participou, juntamente com prefeitos, vereadores, sindicatos e representantes do setor de base florestal, para buscar um encaminhamento que destrave o Plano de Manejo Sustentável. O governador Pedro Taques (PDT) e a secretária de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, irão estudar a possibilidade de liberar 30% das áreas para os manejos, de forma emergencial, antes do parecer final, para garantir a viabilidade da safra 2015.

Dep. Oscar Bezerra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

Conforme o deputado Oscar Bezerra, o setor corre o risco de quebrar. “Temos vários empresários que podem demitir funcionários, pais de famílias, porque não possuem o manejo para explorar. Acreditamos que com esta liberação para explorar 30% das áreas dos manejos, em conjunto com a liberação da vistoria prévia podemos por fim a este entrave ao setor, que é responsável pela 4ª economia do Estado”, destacou.

Com a liberação da vistoria prévia, que será realizada apenas com a determinação dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) diminui-se o tempo de espera, já que as vistorias ocorriam em um prazo de 60 a 90 dias.

Porém, o setor pleiteou a possibilidade de liberar 30% dos manejos que ainda não foram aprovados, conforme é previsto em lei. O governador Pedro Taques determinou aos técnicos que realizem este encaminhamento de forma emergencial para resolver o entrave ao setor florestal.

“Infelizmente o setor está travado como um todo, e mecanismos serão criados como a liberação de 30% dos manejos já protocolados para suprir a pendência, e atuar em cima deste percentual. No entanto, os engenheiros explicaram que existe uma restrição dentro do sistema, então temos que saber se é possível permitir o uso destes 30%, pois, desafogaria e faria o setor andar novamente”, defendeu o deputado Oscar.

 


Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Telefone: (65) 3313-6730


Associadas


Imagens