Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 6 de maio de 2016 15h11


PROCURADORES AUTÁRQUICOS

PEC de autoria de Oscar Bezerra será tema de debate com ministro

Criador da carreira de procuradores autárquicos em âmbito nacional, ministro fará palestra sobre o assunto no Plenário da Assembleia Legislativa, na segunda-feira (9)

LAURA NABUCO / ASSESSORIA DE GABINETE



Ministro Gilmar Mendes (Foto: Carlos Humberto/SCO/STF )

Apresentada em outubro passado e, atualmente, sobrestada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 18/2015, de autoria do deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), será tema de palestra do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (9).

A PEC cria a carreira de procuradores autárquicos, o que possibilita que autarquias, fundações e agências reguladoras de Mato Grosso tenham advogados públicos com autonomia para representá-las judicialmente. Hoje, a maior parte destes órgãos possui estes profissionais, mas a atuação deles é limitada a demandas internas, ficando a representação judicial a cargo da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Na Assembleia Legislativa, a proposta tem sido tema de polêmica diante do entendimento de que a criação da nova carreira poderia gerar custos ao governo do Estado. Por conta disso, a tramitação da PEC acabou sobrestada na CCJR. Oscar Bezerra sustenta, todavia, que o objetivo é apenas dar autonomia para que os advogados públicos, que já atuam nestes órgãos, os representem em demandas judiciais.

“Não tem que se pretender a equiparação salarial (com a carreira de procuradores do Estado), pois são carreiras distintas. São apenas 36 advogados de autarquias e fundações que ingressariam na carreira de procuradores autárquicos. Além disso, a questão da regulamentação desta nova carreira é responsabilidade do próprio governo do Estado, por meio de lei complementar”, destaca o deputado.

Em nível federal, a figura dos procuradores autárquicos já existe. A carreira foi instituída pelo ministro Gilmar Mendes, quando advogado-geral da União, em 2001. Como membro do STF, ele também já proferiu decisão em recurso extraordinário reafirmando o entendimento da Corte de que os procuradores autárquicos se inserem no conceito da advocacia pública.

Homenagem

Além de ministrar a palestra "Reestruturação das Procuradorias de Estado", o ministro Gilmar Mendes receberá a Comenda Senador Filinto Müller, concedida pelos deputados estaduais Oscar Bezerra (PSB) e Dilmar Dal Bosco (DEM). A solenidade está prevista para ocorrer a partir das 9h da manhã, no Plenário das Deliberações Renê Barbour.

A palestra será ministrada no mesmo local, a partir das 14h. Foram convidadas autoridades como o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador Paulo da Cunha; o procurador-geral de Justiça, Paulo Prado; o defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes; o procurador-geral do Estado, Patryck Ayala; o governador Pedro Taques (PSDB), assim como o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens