Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de maio de 2015 17h00


MEIO AMBIENTE

Projeto de Lei propõe reuso da água de aparelhos de ar condicionado

Autor da proposta, deputado estadual Oscar Bezerra (PSB), explica que há desperdício de oito mil litros de água/dia

MARIANNA MARIMON / ASSESSORIA DE GABINETE



O deputado estadual Oscar Bezerra (PSB) apresentou, na sessão vespertina desta terça-feira (5), um Projeto de Lei que determina o reuso da água proveniente de aparelhos de ar condicionado. A proposta partiu da sugestão de um servidor desta Casa de Leis, que é síndico de um condomínio e relatou o desperdício de cerca de oito mil litros de água por dia.

O Projeto de Lei dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de mecanismo de captação, armazenamento e conservação para reuso de água proveniente dos aparelhos de ar condicionado.

Além desta proposta, o parlamentar já apresentou outra Lei que dispõe sobre os telhados verdes, que obriga as edificações a garantirem áreas com plantas nativas.

Dep. Oscar Bezerra (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

“Esta ideia do nosso servidor é brilhante, pois ele, como síndico de condomínio, nos trouxe esta demanda sobre o desperdício, em que só os ares condicionados consomem oito mil litros de água/dia e que pode ser reaproveitada. Esta Lei somada à do Telhado Verde auxiliam a questão do meio ambiente”, defendeu o parlamentar.

Caso seja aprovada, a Lei prevê que as novas edificações residenciais multifamiliares, comerciais e industriais situadas no Estado de Mato Grosso ficam obrigadas a instalar mecanismos de captação, armazenamento e conservação para o reuso de água proveniente de aparelhos de ar condicionados. A captação, armazenagem e conservação devem seguir as especificações dos órgãos estaduais competentes.

Já para as edificações existentes, em fase de construção ou reforma total, caso a Lei seja aprovada, a partir da data em que vigorar, haverá o prazo de cinco anos, para se adaptar às regras. O descumprimento do disposto nesta Lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa correspondente de 50 UPF/MT para edificações residenciais e 100 UPF/MT para edificações comerciais e industriais.


Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Telefone: (65) 3313-6730


Associadas


Imagens