Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 2 de junho de 2017 15h51


MERCADO DE TRABALHO

Projeto de Oscar Bezerra cria programa de incentivo para admissão de idosos

O projeto do deputado teve como base uma pesquisa que revela o aumento da expectativa de vida da população

JOSÉ LUIS LARANJA / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Deputado Oscar Bezerra (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Uma pesquisa divulgada recentemente mostra que, no Brasil a proporção de idosos assim como a expectativa de vida vem aumentando. Baseado nos números proporcionais, denota-se que o envelhecimento da população tem despertado o interesse de pesquisadores de diversas áreas.

Com fundamentos nesses dados, o deputado Oscar Bezerra (PSB) apresentou projeto de lei (nº237) que cria o Programa de incentivo à admissão de pessoas idosas no mercado de trabalho no Estado de Mato Grosso.

Em 2050, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro, ao nascer, será de 81,3 anos e os maiores de 65 anos serão 18%, igualando-se aos de 0 a 14 anos.

“O trabalho para os idosos além de constituir uma fonte de renda, complementando a aposentadoria, é também uma forma de se manter útil e de se ocupar. Envelhecimento não significa ser improdutivo e dependente”, destacou o parlamentar.

Vale lembrar que, o programa tem como finalidade incentivar empresas do Estado de Mato Grosso a disponibilizarem vagas de trabalho para pessoas da terceira idade.

Segundo dados estatísticos, os idosos que foram contratados e reinseridos no mercado de trabalho nos últimos anos, possuem um ótimo relacionamento e trabalham com muito comprometimento e entusiasmo todos os dias, além da responsabilidade e sabedoria que agregam muito no desempenho profissional.

“As empresas só têm a ganhar em quebrar paradigmas e rever o papel do idoso no mercado de trabalho”, afirmou Bezerra.

Com a expectativa de vida aumentando, os idosos permanecem cada vez mais ativos, podendo contribuir positivamente na sua função. Ao todo, são 28 milhões de idosos em todo o país. Desse total, 6,4 milhões estavam trabalhando no trimestre de abril a junho de 2016, segundo dados da Pnad.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens