Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 5 de junho de 2017 17h19


SAÚDE PÚBLICA

Aumento nos casos de tuberculose preocupa e deputado pede debate em audiência pública

Requerido pelo deputado Dr. Leonardo, o evento será realizado no dia 22 de junho, na Assembleia Legislativa

LIS RAMALHO / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Leonardo (Foto: Marcos Lopes/ALMT)
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que progride silenciosamente e pode ser fatal. Dados da Secretaria Estadual de Saúde apontam que Mato Grosso ocupa o 7º lugar em casos novos no país e Cuiabá a 8ª colocação entre as capitais. Para discutir este assunto, o deputado Dr. Leonardo (PSD) propôs a realização de uma audiência pública, no dia 22 de junho, na Assembleia Legislativa.

Enquanto no Brasil a taxa de incidência é de 32,2/100.000 habitantes, em Mato Grosso é de 33,9/100.000 habitantes. Mato Grosso nunca alcançou as metas pactuadas que são, 85% de cura e 5% de abandono. Somente em 2016, foram 1.196 diagnósticos da doença no estado. Atualmente 12 regionais de saúde têm um ou mais casos de multirresistência, distribuídos em 25 municípios mato-grossenses, sendo um caso extremamente resistente. Médico por profissão, Dr. Leonardo trabalhou durante cinco anos como voluntário no Hospital Samaritano de Cáceres, no tratamento de doenças como a hanseníase e tuberculose. Segundo ele, o abandono do tratamento é o principal problema.

Em 2015, no país, foram notificados 68 mil casos novos diagnosticados, com 4,5 mil mortes por tuberculose. O que chama atenção e serve de alerta é que cada vez mais pessoas com HIV contraem a tuberculose. Anualmente cerca de seis milhões de novos casos são notificados em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas ao óbito.

“No Brasil, a tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais, merecendo especial atenção dos profissionais de saúde, dos gestores municipal, estadual e federal e da sociedade como um todo. A situação requer preocupação, o que demonstra a necessidade de discutirmos os desafios da tuberculose no estado, principalmente os enfrentados pelos profissionais da saúde e pacientes”, destacou.


Gabinete do deputado Dr. Leonardo

Telefone: (65) 3313-6520


Associadas


Imagens