Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 26 de abril de 2023 13h30


CANAL DE COMUNICAÇÃO

ALMT vai intermediar pautas do Sintep com o Governo do Estado

Entre elas estão, por exemplo, a política salarial, a solução imediata para os problemas no controle do webponto e concurso público

ELZIS CARVALHO / Secretaria de Comunicação Social



Entre as pautas prioritárias expostas para aos deputados estão a webponto, a realização de concurso público, as condições de trabalho dos vigias das escolas, os confiscos de aposentadorias e pensões

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB) recebeu, na manhã desta quarta-feira (26), recebeu uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) liderada pelo presidente Valdeir Pereira, para abrir um canal de comunicação com a Secretaria de Estado de Educação. 

A mobilização da categoria, de acordo com o presidente do Sintep, Valdeir Pereira, é para a construção de uma agenda junto ao Parlamento estadual e o governo do estado a fim de abrir negociações permanentes com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para valorização dos profissionais da educação. 

“Por um lado, tem o governo que está com a chave do cofre e com as decisões políticas. Mas por outro, tem os parlamentares que conhecem a realidade e a diversidade de todos os 141 municípios mato-grossenses. Por isso é preciso abrir esse canal de comunicação permanente com o governo”, afirmou Valdir Pereira.

Entre as pautas prioritárias expostas para aos deputados estão a webponto, a realização de concurso público, as condições de trabalho dos vigias das escolas, os confiscos de aposentadorias e pensões. E uma política de valorização dos trabalhadores; o Estado de Mato Grosso está abaixo do piso nacional. 

Segundo Valdeir Pereira, desde 2018 o governo adotou a política de represar a Revisão Geral Anual (RGA) à categoria. Hoje, de acordo com o presidente do Sintep, o piso salarial pago pelo Estado aos professores é de R$ 3.337, enquanto o piso nacional é da ordem de R$ 4.420.

Ao ser questionado sobre a segurança das escolas estaduais, Valdeir afirmou que 90% delas já possuem câmeras de monitoramento. “Isso não resolveu o problema da segurança. O que o governo não diz à sociedade é que não há presença de profissionais para atuarem dentro da escola, nesse espaço de segurança, que seria os vigias”, disse Pereira.

O deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve abrir uma agenda com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para o Sintep apresentar as pautas e, com isso, debaterem todas as reivindicações em conjunto com a Seduc. 

“É preciso que isso ocorra para que não aja esse jogo de ping-pong e ninguém resolva nada. Eu e o deputado Valdir Barranco vamos propor uma audiência pública para discutir a reforma do ensino médio, que é um tema que está sendo discutido no Ministério de Educação e Cultura. Nós defendemos a revogação dessa reforma”, disse Cabral.

O deputado Wilson Santos (PSD) afirmou que imprescindível que o Parlamento volte a discutir a educação pública de qualidade para o estado de Mato Grosso. Para ele, a péssima qualidade do ensino público é pior que a corrupção. 

“Infelizmente isso é um fato. Além disso, Mato Grosso está abaixo do piso salarial nacional. Isso é inaceitável. É preciso fazer essa correção. Vou cobrar todas as reivindicações junto ao secretário de Educação, Alan Porto, e em 10 dias dou respostas dos questionamentos feitos durante a reunião”, explicou Santos.   


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens