Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de outubro de 2023 16h10


GESTAÇÃO DE ALTO RISCO

Assembleia Legislativa entrega ultrassom de última geração para HUJM

O equipamento foi comprado com recursos provenientes da devolução de parte do duodécimo da Assembleia Legislativa ao governo estadual, feita especificamente para a aquisição

LAURA PETRAGLIA / Gabinete da deputada Janaina Riva



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) entregou, na manhã desta segunda-feira (2), ao Hospital Universitário Júlio Müller, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um importante reforço no atendimento das gestantes que fazem o acompanhamento pré-natal no local: um novo equipamento de ultrassom de última geração no valor de R$ 550 mil.

Apesar de a iniciativa ter partido da deputada, cuja intenção inicial era custear o aparelho com uma emenda dela e outra do deputado Eduardo Botelho (UB), o equipamento foi comprado com recursos provenientes da devolução de parte do duodécimo da Assembleia Legislativa ao governo estadual, feita especificamente para a aquisição.

“Essa é uma ação dos 24 deputados que economizaram esse recurso e devolveram ao governo do estado para investirmos em saúde pública e ajudar a realizar esse sonho. O Júlio Müller, que atende tantos pacientes do interior e gestações de alto risco, que é um guerreiro do sistema público de saúde, não tinha um equipamento adequado para fazer um diagnóstico precoce de alguns problemas gestacionais e doenças fetais. Não podemos deixar de agradecer ao professor doutor Anselmo Verlangiere Carmo, que nos trouxe essa demanda”, disse.

O aparelho de ultrassonografia Voluson já está em uso no hospital e há previsão de aumento no número de atendimentos, uma vez que há expectativa de funcionamento de uma residência médica de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia provavelmente para o próximo ano. 

De acordo com  o professor, com o equipamento, as gestantes terão acesso a imagens de alta resolução em 3D e 4D e os médicos conseguem, com riqueza de detalhes, visualizar a vascularização do feto, fazer um estudo da função cardíaca e craniana completa, dentre outras funcionalidades.


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800