Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 12 de março de 2015 12h49


SCHINZEL-GIEDION

Deputada pede celeridade do Estado em caso de criança com síndrome rara

LAURA PETRAGLIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputada Janaína Riva (Foto: Felipe Malvezzi)

A deputada estadual Janaina Riva fez um apelo na tribuna durante sessão matutina desta quinta-feira (12/03) para que o estado, por meio da Secretaria de Saúde, dê celeridade ao processo de tratamento fora de domicílio do bebê Ricardo, de oito meses, que nasceu com uma síndrome rara chamada Schinzel-Giedion. Das três crianças diagnosticadas com essa doença no Brasil, Ricardo é a única que ainda está viva.

Segundo o pai da criança, Bruno Lima, essa síndrome é neurodegenerativa e um dos sintomas, entre tantos, é a convulsão. A criança chega a ter mais de 30 em um só dia. Recentemente o Brasil liberou a importação e uso do canabidiol, remédio produzido à base de maconha, para os portadores da síndrome, porém a dose chega a custar R$ 9 mil.

Os pais de Ricardo deram entrada no pedido de tratamento fora de domicílio, uma vez que o bebê é tratado no Rio de Janeiro e também com processo para o Estado custeie o canabidiol, mas, eles informam que encontram dificuldades e a demora na liberação dos pedidos.

"Chamo a atenção hoje para o caso do bebê Ricardo, que nasceu em Cuiabá com uma síndrome rara e precisa do Canabidiol, que é um medicamento a base da maconha. Esse remédio já foi tirado da lista de substâncias proibidas da Anvisa. Ricardo é a única criança dos três casos dessa síndrome rara, que ainda está viva. Ele precisa fazer o tratamento no Rio de Janeiro. Está nas mãos do secretário de Saúde, Valdir Bertúlio, o pedido para que a ele seja encaixado no tratamento fora de domicílio", declarou a parlamentar.

A deputada afirma que na condição de mãe e de ser humano é impossível ignorar o caso. "Senti-me tocada. Imagine uma criança tendo 30 convulsões por dia. Os pais estão desesperados. O custo é muito alto para eles manterem. A cada ida para o Rio, a média de gasto é de R$ 12 mi reais. Peço aos colegas a ao governo que nos ouça e ajude esses pais. Ajude essa criança", finalizou.

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, os pais mantém uma fanpage no facebook com o nome Ricardo - Um anjo enviado por Deus.


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800