Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015 14h04


PLENÁRIO

'Se o governo não dialogar, não vejo outra alternativa a não ser trancar a pauta', diz Janaina

Na tribuna, a parlamentar manifestou apoio ao deputado Emanuel Pinheiro (PR), que pediu vista ao 'pacotão' de matérias enviadas pelo governo para serem apreciadas antes do recesso

LAURA PETRAGLIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputada Janaina Riva (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

"Não tem outra forma, se o governo não quer diálogo, a não ser trancarmos a pauta desta Casa e tentarmos, da mesma forma que o Executivo está fazendo, por pressão, tentar minimizar os estragos no estado. Não se trata só da greve dos servidores do Detran, mas as ambulâncias que Assembleia destinou orçamento (R$ 20 milhões) e o governo até agora não apresentou, sem contarmos o fato das nossas emendas terem sido contingenciadas, algo que gerou expectativas junto aos nossos municípios base e também não houve diálogo, entre outras coisas. Depois não há quem questione a necessidade da emenda e do orçamento impositivo, mas com ele evitaríamos todo esse transtorno, essa falta de respeito do Poder Executivo com o Parlamento", declarou a deputada estadual Janaina Riva, ao anunciar que irá trancar a pauta  da AL caso o governo não reveja sua postura intransigente.

Na tribuna, a parlamentar manifestou apoio ao deputado Emanuel Pinheiro (PR), que pediu vista ao 'pacotão' de matérias enviadas pelo governo para serem apreciadas antes do recesso dos deputados justamente pelo fato de o governo sequer atender ao pedido dos deputados para que se reúna com os servidores do Detran.

 "E já adianto que assim que devolvida, vou pedir vistas à Lei Orçamentária Anual (LOA) também. Nós merecemos um pouco mais de respeito. Devolvemos R$ 20 milhões para aquisição de ambulâncias no estado e essas ambulâncias a gente até agora só ouviu falar.  Da mesma forma o governo tem tratado outras questões relativas a este Parlamento. Eu não sei  quanto aos demais colegas, mas eu não vou aceitar essa falta de respeito com o meu mandato. A situação que envolve as ambulâncias é uma vergonha para a Assembleia; a questão do Detran,  que a única coisa solicitada é uma reunião, o governo não se propõe a sequer recebê-los. Eu não sei qual a complicação que o governo está vendo em resolver isso, me parece  falta de vontade", disparou.

Com relação às emendas, Janaina explica que foram contingenciadas sem ao menos que uma reunião fosse feita com os parlamentares para explicar o que houve. "Nem o líder do governo estava sabendo disso. Como fica a nossa palavra? Nós, os deputados, chamamos os prefeitos aqui, pedimos a eles os projetos, fazemos compromisso e depois o governo vem e contingencia todas as emendas sem sequer comunicar os deputados? Nós já estamos cansados do patrolamento aqui dentro do Legislativo, não dá mais para ficar dessa forma.  Se a gente aceitar isso e viver de cabeça baixa essa situação vai se repetir no ano que vem, e no ano seguinte, e daí eu não vejo a necessidade de existir uma Assembleia Legislativa", finalizou.

 


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800


Associadas


Imagens