Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de setembro de 2023 10h00


EDUCAÇÃO

Sessão especial comemora os 45 anos da Unemat em Cáceres

O evento, requerido pela deputada Janaina Riva (MDB) e presidido pelo deputado Thiago Silva (MDB), homenageou 55 profissionais da educação

ROSANGELA MILLES / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na terça-feira (25), no município de Cáceres, sessão especial para homenagear diretores, professores, colaboradores e ex-alunos da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), em comemoração aos 45 anos de criação da instituição de ensino. A sessão foi requerida pela deputada Janaina Riva e presidida pelo deputado Thiago Silva, ambos do MDB.

A universidade atua em diversas regiões, como Sinop, Alta Floresta, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, entre outros. Atualmente, a Unemat atende cerca de 23 mil alunos em 13 campus, 21 núcleos pedagógicos e 11 polos educacionais de educação à distância, alcançando diretamente 47 municípios indiretamente todo o estado. 

Com 90 anos de idade, o primeiro professor da Unemat, Pe. Geraldo Alves da Silva, esteve entre os homenageados. Ele comparou a honraria que recebeu com “o plantio e a colheita” e que hoje estaria colhendo os frutos plantados há décadas. “Nesse momento exatamente, imagine um plantio e depois a colheita, é uma coisa muito agradável. Depois de mais de quarenta anos, a gente vê esse resultado. Essa quantidade imensa de faculdades que existem espalhadas pelo estado inteiro e o quanto tudo isso é benefício, principalmente para a juventude”, ressaltou. 

A servidora do Cerimonial Marilaine Rocha estava entre as homenageadas nos 45 anos da Unemat. Segundo ela, foi uma surpresa receber pela primeira vez uma moção como essa. “É muita emoção hoje estar sendo homenageada e aplaudida, sempre trabalho nos bastidores, e a universidade indicou meu nome e eu nem sabia. Agradeço a todos pela moção”, disse. 

Foto: Marcos Lopes

Com quase vinte anos fazendo parte do quadro de funcionários da Unemat, a professora de agronomia Zulema Netto Figueiredo disse que é um orgulho fazer parte da história dessa instituição. “A universidade está tendo reconhecimento pelo nosso trabalho como professor e que temos como missão formar profissionais por toda região de Mato Grosso. Nossos agradecimentos à ALMT e a todos os envolvidos por proporcionarmos essas moções”. 

Vera Maquêa, reitora da Unemat, explicou que a Assembleia Legislativa presta um serviço fundamental para o desenvolvimento do ensino superior do estado e de forma muito especial da Universidade do Estado de Mato Grosso. “A Assembleia Legislativa sempre nos apoia em nossas demandas para que possamos oferecer sempre o que há de melhor a nossos alunos. Formar pessoas, fazer pesquisa, fazer ensino de graduação, de pós-graduação, fazer extensão universitária e receber essas homenagens é uma honra muito grande para nós. Estou reitora, mas eu reconheço que, antes de mim, inúmeras pessoas contribuíram para que a gente chegasse até aqui”, declarou.  

A reitora continuou dizendo que “temos muitos desafios e vamos sempre lutar para oferecer educação pública, gratuita e de qualidade. Nossos pesquisadores estão entre os melhores do mundo, temos parcerias internacionais com vários países e eles estão lá dentro produzindo ciência, tecnologia e inovação em nível de igualdade. O nível da educação que nós fazemos em Mato Grosso está no nível das grandes universidades do mundo”, enfatizou Vera. 

O deputado Thiago Silva, presidiu a sessão especial. O parlamentar é presidente da Comissão de Educação da ALMT e disse que se sente honrado em presenciar um momento especial para esses profissionais da educação. 

“Para mim, é uma honra estar hoje aqui nesse ato especial comemorando quarenta e cinco anos da Unemat. Como presidente da Comissão de Educação e defensor da educação como a principal ferramenta de transformação social, vejo que a Unemat tem um papel fundamental nesses últimos anos na formação acadêmica e profissional de milhares de jovens de todo o estado. Ela tem sido essencial para que realmente o nosso Mato Grosso possa continuar crescendo, se desenvolvendo e gerando um capital humano”. 

“Neste ato, represento a Assembleia Legislativa e os vinte e quatro deputados estaduais, e fico emocionado em  homenagear  servidores, professores, ex-reitores, que, durante esses quarenta e cinco anos, se dedicaram para fortalecer a educação no estado e consolidar a Unemat entre as principais instituições do ensino superior do Brasil".  

Unemat - Começou em 1978, quando o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (Iesc) foi criado com a missão de promover o ensino superior e a pesquisa. Desde então, a instituição passou por várias transformações e evoluções, culminando na fundação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em 1993. 

A instituição de ensino tem se destacado na área da pesquisa e pós-graduação, oferecendo uma ampla gama de cursos de mestrado, doutorado e especialização em diversas áreas do conhecimento. Sua contribuição para o avanço do conhecimento e desenvolvimento socioeconômico da região é inegável.  

A universidade tem também iniciativas pioneiras, como o programa Parceladas, que serviu de exemplo para outras universidades brasileiras, e a oferta de cursos à distância, demonstrando um compromisso contínuo com a inovação e acessibilidade à educação. 

A Unemat não apenas se dedica à formação acadêmica, mas também ao respeito à diversidade cultural do estado de Mato Grosso. A Faculdade Indígena Intercultural (Faindi) oferece cursos específicos e diferenciados para mais de 30 etnias, e a recente inclusão do curso de bacharelado em enfermagem intercultural solidifica o compromisso da Unemat com a valorização das culturas indígenas. 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Galeria de Imagens