Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 29 de maio de 2015 12h26


FIM DA REELEIÇÃO

Proposta democratiza o processo eleitoral

A medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016, e para o presidente e governadores eleitos em 2018

ELZIS CARVALHO / SECOM



Dep. Leonardo (Foto: Mauricio Barbant/ALMT)

os deputados doutor Leonardo Alburquerque (PDT) e Saturnino Masson (PSDB) afirmaram que a aprovação, pela Câmara dos Deputados – em 1º turno - da proposta de emenda à Constituição, acabando com a reeleição para os cargos de presidente da República, governadores e prefeitos, vai democratizar o processo eleitoral em todo o país.   

Para o deputado, o sistema político brasileiro precisa de mudanças e a PEC da reeleição é o primeiro passo para que o Congresso Nacional democratize a corrida aos cargos eletivos. “O sistema político brasileiro precisa de mudanças, mas deveria ser feito por quem não está no poder. Porque quem está no poder vai pensar mais nele, isso é natural do ser humano”, explicou Leonardo.

Hoje, segundo o parlamentar, quem está no poder e concorre à reeleição tem mais chance de ser eleito do que aqueles que estão fora do poder. “A política não pode ser robby de rico e nem de satisfação pessoal. Mas ter a vontade de trabalhar o coletivo”, destacou Leonardo.

Na mesma linha de análise, o deputado Saturnino Masson disse que é visível a desproporcionalidade daqueles que ocupam o cargo público, em detrimento daqueles que buscam a concorrer ao cargo de Executivo.

“Hoje, a disputada é muito desigual. Agora, o que vai ter mais peso são as propostas de cada um dos candidatos. É fato que quem está no cargo, tem ao seu poder toda equipe e a máquina pública à seu favor”, destacou Masson.

A medida valerá para os prefeitos eleitos em 2016 e para o presidente e governadores eleitos em 2018. Quem se elegeu em 2012 e 2014 e não está cumprindo o segundo mandato consecutivo, ainda pode tentar a reeleição em 2016 ou 2018. A proposta foi aprovada em 1º votação, na quarta-feira (27), pelos deputados federais.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens