Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 6 de março de 2013 13h55


Assembleia garante apoio a evento cultural do Araguaia

O Governo do Estado investirá R$ 400 mil na realização das etapas classificatórias e final.

NAIARA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Mario Friedlander / ALMT
Dep. Baiano Filho - PMDB

A Comissão Organizadora do 3º Circuito de Quadrilhas do Araguaia se reuniu no início dessa quarta-feira (6.3), com os deputados Baiano Filho (PMDB) e José Riva (PSD) e a secretária de Estado de Cultura (SEC), Janete Riva, para a conclusão dos trâmites do evento. Como já havia discutido com Baiano Filho, a secretária esclareceu aos municípios-sede que o evento será executado pela pasta de Cultura, seguindo as novas diretrizes adotadas pelo governo para a promoção. Janete explicou ainda que os eventos estão sendo tratados pelo governador Silval Barbosa como ação da administração estadual, ficando as realizações sob a coordenação de uma única pasta correlata.

No caso especifico do evento no Araguaia, Janete ponderou que a ação terá a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), faltando apenas alinhar com a Casa Civil quais as responsabilidades de cada pasta. Baiano fez um breve resgate da trajetória do circuito e parabenizou a secretária pela atitude de "puxar para si" a responsabilidade do evento. “A festa passou por momentos de crise, enfrentamos dificuldades em 2012 por conta do período eleitoral, pela incapacidade orçamentária do Estado e até pela inadimplência de alguns municípios. Superamos e agora é trabalhar, estamos entusiasmados este ano, instituímos uma comissão permanente e tenho frisado que o circuito só vai atingir grandes patamares se houver compromisso, só se estabelece quem tem organização”, orientou Baiano Filho.

O presidente José Riva chamou atenção para a necessidade do Governo do Estado assumir as responsabilidades inerentes às suas ações. “O Estado precisa assumir suas contas e parar com essa fama de caloteiro, deixando inclusive os prefeitos com má fama; o Baiano por exemplo, colocou emendas em 2012 na cultura e nada foi pago, as pastas precisam definir suas funções e trabalhar”, criticou o deputado.

Para a 3º edição, o Circuito de Quadrilhas do Araguaia receberá do Governo do Estado o incentivo de R$ 400 mil para custeio das quatro etapas classificatórias em Santa Cruz do Xingu, São Felix do Araguaia, Água Boa e General Carneiro, e para a grande final em Serra Nova Dourada. Além dos integrantes da comissão organizadora, o encontro contou com a presença do prefeito de Serra Nova Dourada, Edson Yukio Ogatha, dos secretários Municipais de Cultura de General Carneiro, Valdeli Forte e de Educação de Agua Boa, Agnaldo Lanzoni, entre outros participantes.

RESGATE - O Circuito de Quadrilhas do Araguaia teve início em Serra Nova Dourada, na gestão do então prefeito Marcos Reinert, em 2000. Neste período, de 2000 a 2008, o circuito adquiriu força e visibilidade no Araguaia, conquistando adeptos e a credibilidade do poder público que passou a incentivar a formação de grupos e a expansão da quadrilha. Em 2009, sob nova administração, o município de Serra Nova deixou de realizar o evento. Temerosos com a possibilidade do fim da tradição, os grupos recorreram ao apoio de Baiano Filho, que já incentivava o circuito desde 2003, enquanto secretário de Estado de Esportes e Lazer (Seel).

A partir de então, Baiano abraçou definitivamente o projeto assumindo a responsabilidade pela viabilização orçamentária do evento e apoio aos municípios para a logística da festa. Em 2011, sob uma formatação mais regionalizada, o circuito adquiriu uma nova roupagem e novas perspectivas. Incentivada por Baiano, conquistou a adesão do governador Silval Barbosa e da Assembleia Legislativa, passando a compor o calendário oficial de eventos do estado.

Nesta edição, o Circuito de Quadrilhas promete vencer as fronteiras do Araguaia, com a ambição de se tornar referência entre os estados do Norte e Nordeste, exemplos nacionais de incentivo e preservação da cultura popular.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6757


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com