Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 30 de setembro de 2011 11h30


Baiano e vereadores cobram reestruturação do ensino em Sinop

FLÁVIO GARCIA / Secretaria de Comunicação Social




Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Baiano Filho - PMDB
O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) se reuniu em reunião com a secretária de Estado Educação (Seduc), Rosa Neide Sandes de Almeida, acompanhado pelos vereadores de Sinop Hedvaldo Costa (PSDB), Ademir Bortoli (DEM), Gilson de Oliveira (PP), Tony Lenonn (PMDB) e o presidente da Câmara, Remídio Kuntz (PP).

Baiano reivindicou recursos na ordem de R$ 1 milhão para obras de reforma e ampliação do Centro de Educação de Jovens e Adulto (Ceja), hoje instalado no antigo prédio da Escola Estadual Osvaldo de Paula. O prédio passará por obras de modernização, recebendo novas salas de aula, e possivelmente ganhará como sede a Escola Estadual Cleufa Hubner, hoje localizada na Rua Nogueiras, centro de Sinop.

Com as alterações, será possível melhorar o atendimento aos estudantes da região central e ampliar o número de jovens e adultos beneficiados pelo Ceja. A Seduc assumirá o repasse dos recursos para licitação e empenho das obras ainda este ano, ficando a Prefeitura de Sinop responsável pelo projeto e execução das obras. O novo prédio contará com 15 salas de aula e estrutura completa.

Baiano e os vereadores voltaram a cobrar a construção de três novas escolas, garantidas desde 2009 pela secretaria, ao município. A secretária Rosa Neide explicou que os recursos serão destinados pelo MEC, que já aprovou as planilhas, e aguarda pela liberação ainda este ano. Entretanto, a ordem de serviços será dada apenas em 2012. As novas escolas obedecerão a projetos que prevêem entre 12 e 18 salas de aula, atendendo a uma média de 1,1 a 1,8 mil alunos por unidade.

Sobre a conclusão da reforma da Escola Estadual Ênio Pepino, Rosa Neide explicou que a secretaria está concluindo o levantamento de custos e pretende licitar ainda este ano; sobre as melhorias na E.E. Maria de Fátima Gimenez, autorizada desde o início de agosto, a secretária explicou que ainda aguarda pelo envio dos orçamentos. As melhorias autorizadas para a Escola Maria Gimenez foram atendidas após vistoria realizada pelo deputado Baiano Filho com a presença do secretário de Educação Tadeu Azevedo, da vereadora Leozenir Severo e do vereador Gilson de Oliveira, no dia 04 de agosto.

Sobre a cobrança por carteiras escolares, Rosa Neide autorizou o envio de 500 unidades em atendimento prioritário à E.E. Ênio Pepino, sendo, 150 unidades para a sede urbana, 250 unidades em atendimento a Gleba Mercedes, e 100 carteiras para atendimento de outras demandas.

Baiano foi enfático ao cobrar que Estado e o município tenham bom senso para analisar as demandas, prevejam as dificuldades e planejem o ano letivo de 2012, sob o risco da instalação de um caos na rede estadual, que já não consegue atender as demandas.

“A Seduc deveria se fortalecer politicamente para buscar estrutura, isso é assunto de governo, precisa ser discutido e tratado de maneira macro, chamar a bancada federal, expor as dificuldades; um exemplo disso é cobrança por essas três escolas desde 2009 e não conseguimos, se a bancada federal pressionar tenho certeza de que o ministro resolve”, enfatizou Baiano.

Em atendimento emergencial, Rosa Neide propôs a locação e adequação de espaços por parte do Governo do Estado, a fim de evitar o colapso d o ensino em Sinop. Diante da possibilidade, Baiano se prontificou para junto aos vereadores e assessoria pedagógica, definir as prioridades e traçar um plano de ação para 2012.

Diante da urgência, foi agendada para o próximo sábado, 1º de outubro, às 8h30, na sede da Assessoria Pedagógica, em Sinop, uma reunião com a presença dos vereadores Hedvaldo Costa, Ademir Bortoli, Gilson de Oliveira, Tony Lenonn, Remídio Kuntz, o secretário municipal de Educação, Tadeu Azevedo, dos Assessores Pedagógicos e o deputado Baiano Filho onde serão definidas as estratégias de atuação para 2012.

Mais informações:
Assessoria de Gabinete
(65) 3313-6757 / 9909-1213

Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com