Quarta-feira, 9 de novembro de 2016 14h54

PARCERIA

Baiano Filho articula junto ao ministro Blairo Maggi mais investimentos para o Araguaia

No encontro, cada gestor municipal fez o encaminhamento das demandas locais

LUANA BRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE

Deputado Baiano Filho articula reunião com ministro Blairo Maggi para atender demandas do Araguaia (Foto: Luana Braga / Assessoria de gabinete)

Em busca de mais investimentos para o setor agropecuário da região Araguaia, o deputado estadual Baiano Filho esteve reunido nesta terça-feira (8), em Brasília, com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Blairo Maggi, juntamente com prefeitos e lideranças da região Araguaia.

O encontro articulado pelo parlamentar, que já atuou como secretário de Estado de Blairo no período em que o ministro esteve à frente do Governo de Mato Grosso, oportunizou o encaminhamento das demandas repassadas por cada gestor municipal.

“Minha admiração, meu respeito e agradecimento ao grande Blairo Maggi, que na condição de ministro está fazendo ainda mais pelo nosso estado e pelo Brasil. Não tenho dúvidas de que, já no início do próximo ano, vamos avançar nos projetos voltados ao desenvolvimento da região Araguaia”, pontuou Baiano Filho.

Na oportunidade, o prefeito eleito de Porto Alegre do Norte, Daniel da Itaquerê, reivindicou o pagamento da escavadeira já conveniada junto ao Mapa para atender o projeto de fomento à piscicultura com a produção de pirarucu. Ele também solicitou a viabilização de recursos para a finalização nas obras do Parque de Exposições do município.

Para o prefeito eleito de Vila Rica, Abimael Borges da Silveira, a concretização do projeto do Parque de Exposições no município, também é de suma importância, porém será necessário, conforme informou o ministro, inscrever um novo projeto sanando todas as pendências para possível viabilização dos recursos.

O novo prefeito de Vila Rica também reivindicou o empenho do ministro para em articulação junto ao grupo Friboi garantir a abertura de uma unidade no município de Vila Rica, o que segundo o gestor municipal deverá gerar centenas de postos de trabalho e mais geração de renda local.

Reeleito em Nova Xavantina, o prefeito João Batista Vaz da Silva, popularmente conhecido como Cebola, pleiteou a intervenção do ministro para reabertura do frigorífico Marfrig no município.

Já o prefeito reeleito de Bom Jesus do Araguaia, Joel Ferreira, pediu o empenho do ministro na liberação de recursos para viabilização do projeto tanque rede a ser implementado na fazenda Bordolândia, onde residem cerca de 600 famílias assentadas pelo Incra. Blairo Maggi, por sua vez, informou que irá pedir ao secretário da Pesca celeridade no encaminhamento dos projeto orçado em R$ 7 milhões.

Na ocasião, o prefeito eleito no município de Canarana, Fábio Faria, reivindicou novos equipamentos para agricultura familiar do município.

Também esteve em pauta, a solicitação de recursos para a instalação de um frigorífico de peixes no município de Confresa, com a possibilidade de empenho no próximo ano, conforme adiantou Blairo Maggi.

Ciente das necessidades apresentadas pelos gestores de cada localidade, o ministro Blairo Maggi estará, à convite do deputado estadual Baiano Filho, visitando no início de 2017 a região Araguaia para dar prosseguimento às ações voltadas ao fortalecimento da áreas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento local.

“O deputado estadual de MT, Baiano Filho, tem todo o meu respeito pelo trabalho que realiza na região do Araguaia. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está de portas abertas para os novos prefeitos”, destacou o ministro Blairo Maggi.

Gabinete do deputado Baiano Filho