Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de maio de 2016 16h05


ARAGUAIA

Baiano Filho atua em parceria com o governo para viabilizar Projeto Pró-Pirarucu

Na região Araguaia, será construído um centro de produção de alevinos que cultivará a espécie do pirarucu como fonte de renda e alimentação

LUANA BRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Baiano Filho (Foto: Ronaldo Mazza-ALMT)

Com o apoio do deputado Baiano Filho, será lançado nesta sexta-feira (06.05) o Projeto Pró-Pirarucu do Araguaia, de incentivo à cadeia do peixe em cativeiro, desenvolvido pelo governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT).

O lançamento será realizado durante a realização da 8ª Dinâmica de Empreendimentos e Empreendedores, em Porto Alegre do Norte, com a presença do deputado  estadual Baiano Filho, do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, de representantes das demais secretarias de Estado, técnicos agrícolas, veterinários e lideranças da região.

 Na linha de frente dos trabalhos para implementação da cadeia produtiva do peixe no Araguaia, Baiano Filho garantiu emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão, além da disponibilização de uma caminhonete que será cedida à Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) para viabilização do projeto na região.

“Minha luta é para que nossos produtores rurais tenham plenas condições de trabalho, tanto para garantir o sustento das famílias como para proporcionar o desenvolvimento da região Araguaia, terra promissora, de gente trabalhadora”, afirmou Baiano.

Em parceria com o governo do estado, Baiano Filho também garantiu recursos junto ao governo federal para aquisição de equipamentos agrícolas que deverão beneficiar os pequenos produtores de cinco municípios da região.

 “Estamos estruturando os municípios do interior, para que o atendimento, a tecnologia e a assistência técnica possa chegar na ponta e atender o agricultor familiar”, comentou o secretário de agricultura familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

Além de uma caminhonete cedida pela Assembleia Legislativa para fortalecer no atendimento de campo o projeto de incentivo a cadeia do Pirarucu, a Seaf irá entregar seis resfriadores de leite de 1000 e 2000 litros serão entregues para as secretarias municipais de agricultura de Confresa, Santa Terezinha, São José do Xingu, Porto Alegre do Norte e Santa Cruz do Xingu.

PRÓ-PIRARUCU

Com o objetivo de difundir tecnologias e práticas de manejo do pirarucu para criação em cativeiro e conservação da espécie no seu habitat natural, o projeto Pró-Pirarucu irá viabilizar a instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para capacitação de piscicultores, técnicos, formação de mão de obra e divulgação da atividade.

Na região Araguaia, será construído um centro de produção de alevinos que cultivará a espécie do pirarucu como fonte de renda e alimentação. A prioridade do Projeto é a produção de alevinos, formação de casais e em seguida, a engorda e produção de carne.

Serão executados dois projetos: o tanque elevado com alta concentração de peixe por metro quadrado de lâmina d’água, visitado no Estado de Rondônia que cria em cativeiro e tem legislação própria para o cultivo; e em tanques tradicionais.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens