Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 27 de outubro de 2011 16h21


Produtores investirão cerca de 3,3 milhões no Araguaia

NAIARA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Widson Maradona
Um grupo de produtores rurais da região Araguaia se reuniu nesta terça-feira, 25.10, com o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) e o vice-presidente de Operações da Rede Cemat, Antonio Carlos Fernandes da Fonseca, em Cuiabá. Os produtores reivindicaram a implantação de mais de 150 km de rede de energia, em atendimento a 21 propriedades rurais, localizadas nos municípios de São Felix do Araguaia e São José do Xingu.

 

O custo para implementação está estimado em R$ 3,3 milhões. Deste valor, a Rede Cemat assumirá o montante de R$ 386 mil, obedecendo à Lei da Universalização que limita a participação financeira da empresa na execução de obras. Os produtores propuseram a formalização de contratos individuais, mensurados de acordo com a necessidade de cada propriedade. Desta forma, os valores serão divididos em 10 parcelas, cujo início das obras está condicionado ao pagamento das primeiras 5 parcelas. As obras terão início após o período das chuvas, com prazo de 4 meses para a execução. 

 

“Estamos falando de uma região com grande potencial produtivo, responsável por alavancar grande parte da economia local, sem contar a geração de emprego e renda, é uma região fantástica que começa a se estruturar agora, onde os produtores estão dispostos a colocar do bolso para consolidar essa expansão”, afirma o deputado Baiano Filho.  A Rede Cemat elaborará nos próximos dias um contrato para análise e aprovação dos produtores. 

 

Estão associadas para a execução do projeto de eletrificação as Fazendas Araçatuba, Pompéia, Tarumã, Califórnia, Santa Tereza, Nascente, Marília, Mata Fresca, Nova Belima, Adamantina, Araúna, Santa Izabel, Santa Terezinha, Garça Branca, Renata, Santa Maria, além de atender a beneficiadora de alimentos Bunge S.A., localizadas no município de São Felix do Araguaia; já em São José do Xingu, estão associadas as propriedades Fortaleza, Reunidas, Primaveras e Gaivota.

 

Juntas, as propriedades são responsáveis por uma área produtiva de aproximadamente 200 mil hectares, focadas no plantio da soja e na pecuária. Apenas em São Felix do Araguaia, as propriedades respondem por cerca de 30% do PIB do município.   Entre os principais benefícios está a abertura de novos empreendimentos como a instalação de confinamentos, construção de secadores e armazéns para grãos, construção de poços artesianos, além proporcionar melhoria na qualidade de vida e a geração de novas frentes de trabalho.  

 

Também participou das discussões o vereador de São José do Xingu, Lúdio Barros, responsável pela mobilização dos produtores.

 

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313-6757 / 9909-1213


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com