Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 12 de junho de 2013 14h33


Deputado discute ações para barrar crescente criminalidade no nortão

Em Guarantã existem apenas três policiais civis e um delegado para atender a demanda da cidade que possui pouco mais de 32 mil habitantes.

DISNEY DE PAULA / ASSESSORIA DE GABINETE



 

Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Pedro Satélite
Com o efetivo de policiais reduzido, vários municípios da região norte do Estado sofrem com a escalada da violência. Roubos, furtos e tráfico de drogas lideram os índices. A preocupação com a insegurança foi apresentada na tarde de terça-feira (11), pelo deputado Pedro Satélite (PDS), e a prefeita de Guarantã do Norte, Sandra Martins, durante reunião com o procurador geral de Justiça em substituição, Hélio Fredolino Fausti, e com o Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante.

 

Em Guarantã existem apenas três policiais civis e um delegado para atender a demanda da cidade que possui pouco mais de 32 mil habitantes. O efetivo da Polícia Militar também está reduzido, são apenas seis policiais, que atendem ainda as ocorrências da cidade vizinha de Novo Mundo.

“A população está assustada. É preciso unir forças para resolver ou amenizar a situação”, afirmou a prefeita.

O juiz da comarca de Guarantã, Darvin Souza Pontes, também participou da reunião na Secretaria de Segurança Pública, e disse que a situação é preocupante. “Fui informado pela Policia Civil que devido ao contingente reduzido a delegacia não terá expediente no período da noite e nos finais de semana. Esta é uma situação extremamente preocupante”.

Bustamante reconhece a dificuldade que o estado enfrenta com a falta de efetivo, e prometeu providências para assegurar que a delegacia de Guarantã volte a funcionar em tempo integral.

Hélio Fausti, disse que o Ministério Público está atento a esta situação que ocorre, segundo ele, não só na região norte, como também em todo o Estado.

O assunto será tema de uma audiência pública, no próximo dia 21 de junho em Guarantã do Norte. Realizada pela Assembleia Legislativa, a audiência proposta pelo deputado Pedro Satélite, terá a participação da cúpula da segurança pública do Estado, Ministério Público, juízes, prefeitos, vereadores e a população de Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã e Novo Mundo.

“Sabemos da limitação do Estado com a falta de efetivo nas forças de segurança, agora não podemos ficar de braços cruzados e deixar a população refém da criminalidade. Na audiência pública vamos discutir o assunto e juntos acharemos a solução”, afirmou Satélite.

 

Mais informações

Assessoria de Gabinete

3313-6310 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com