Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 23 de junho de 2015 16h45


AMBIENTE

Deputado quer reunião com governador do Paraná para discutir usina em Colíder

A medida faz parte dos encaminhamentos da audiência pública realizada no dia 26 de maio, em Colíder, para discutir os impactos da obra na região

ALLINE MARQUES / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



UHE em construção em Colíder (MT) (Foto: Karen Malagoli)

Após audiência pública realizada para debater os impactos da construção da Usina Hidrelétrica de Colíder (UHE), o deputado Pedro Satélite (PSD) apresentou requerimento solicitando uma audiência com o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e com a diretoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel), para dar continuidade a discussão sobre o assunto. ´O pedido faz parte dos encaminhamentos da audiência pública realizada no dia 26 de maio, que contou com a participação do governador Pedro Taques (PDT).

O debate provocou a mobilização de prefeitos da região, que chegaram a se encontrar com o chefe do Executivo para pedir intervenção do Estado devido os impactos sociais e ambientais causados aos municípios pela construção da Usina Hidrelétrica Colíder. Isto porque os repasses feitos pela Copel são insuficientes para reparar os impactos nas áreas de saúde, educação e segurança pública.

(Foto: Karen Malagoli)

O assunto deverá ser debatido junto ao governo paranaense para que seja encontrada uma solução para a demanda dos municípios que são impactados pela obra da usina, localizada no Rio Teles Pires.

Orçada em aproximadamente R$ 1,5 bilhão, a usina foi construída com recurso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). A obra foi inicia em 2011, com previsão inicial de entrar em operação este ano. Porém, problemas como a falta de licença ambiental, fez com houvesse atrasos e a Copel solicitou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a prorrogação do prazo para conclusão para 2017. Quando entrar em funcionamento, estima-se uma geração energética de 300 megawatts (MW).


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens