Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de março de 2015 14h41


ECONOMIA

Deputado solicita estudo para implantação de Porto Seco em Guarantã do Norte

Localizado na fronteira com o sul do Estado do Pará, o município se prepara para o progresso advindo da pavimentação da BR 163.

DISNEY DE PAULA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Pedro Satelite (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com base no crescimento das exportações e importações de Mato Grosso através dos Portos de Miritituba e de Santarém, ambos no Estado do Pará, o deputado Pedro Satélite (PSD), apresentou indicação na Assembleia Legislativa solicitando da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) a realização de um estudo para verificar a viabilidade de implantar um Porto Seco em Guarantã do Norte.

Localizado na fronteira com o sul do Estado do Pará, o município se prepara para o progresso advindo da pavimentação da BR 163.  “A exportação da nossa produção por essa nova rota, passou a ser economicamente viável. Ao invés dos Pontos de Santos, São Paulo e Paranaguá, no Paraná, como ainda acontece hoje. Isso torna o nosso produto mais competitivo no mercado europeu e asiático”, ressalta Pedro Satélite.

Por outro lado, o deputado lembra que através da prestação de serviços de assessoria em comércio exterior, logística de transporte e desembaraço aduaneiro, é possível alavancar ainda mais o crescimento econômico do Estado.

“Com o Porto Seco podemos oferecer maior agilidade e simplicidade nas transações comerciais. Isso porque a produção agrícola chega aos portos marítimos pronta para o embarque. Já no caso das importações, as mercadorias podem ser retiradas dos portos marítimos mais cedo, evitando assim os altos custos de armazenagem”. 

Hoje em Mato Grosso, existe apenas um Porto Seco. A estação aduaneira implantada em Cuiabá no ano de 2003 tem contribuído ao longo dos anos para o desenvolvimento econômico do Estado. No Brasil já existem 63 portos secos, sendo 35 unidades em 14 Estados diferentes, 1 no Distrito Federal e 27 unidades apenas no estado de São Paulo.

 

Mais informações:

Assessoria de Gabinete do deputado Pedro Satélite

(65) 3313-6740


Gabinete do deputado Pedro Satélite

Telefone: (65) 3313-6740


Associadas


Imagens