Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 30 de janeiro de 2014 15h22


Ministério da Saúde garante investimentos para estadualizar hospital de Peixoto de Azevedo

A unidade atende pacientes de cinco municípios da região norte do estado e também do sul do Pará

DISNEY DE PAULA / ASSESSORIA DE GABINETE



Assessoria de Gabinete
Dep. Pedro Satelite em reunião no Min. da Saúde em Brasili
 
 
Em busca de investimentos federais para melhorar a saúde pública no Estado, uma comitiva de autoridades mato-grossenses esteve no Ministério da Saúde em Brasília, para solicitar do Secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, medidas emergenciais para atender a necessidades pontuais. A reunião encabeçada pelo deputado estadual Pedro Satélite e federal Eliene Lima, ambos do PSD, contou ainda com a presença do secretário de Estado de Saúde Jorge Lafetá e dos prefeitos; de Cuiabá, Mauro Mendes, de Peixoto de Azevedo Sinvaldo Brito e de Tangará da Serra Fábio Junqueira. As autoridades defenderam o fortalecimento da saúde pública no interior de Mato Grosso como forma de desafogar a demanda da capital.

Uma das alternativas apresentadas para a região norte do estado é a estadualização do Hospital Municipal de Peixoto de Azevedo. A unidade atende pacientes de cinco municípios da região e também do sul do Pará.

“Nossa demanda é muito grande, estamos a 700 km de Cuiabá, e de cada cem reais que o município arrecada trinta e sete vai para a saúde. Portando a estadualização é necessária para o que município possa ter condições de aplicar esse recurso em outras áreas como infraestrutura”, relatou o prefeito Sinvaldo Brito.

Com a estadualização a unidade que conta atualmente com 74 leitos, vai passar por uma ampla reforma, a estrutura será ampliada e irá receber equipamentos novos. O hospital também vai contar com especialidades médicas de alta complexidade e leitos de UTI.

Helvércio assegurou que o Ministério da Saúde fará o aporte necessário para que a cidade de Peixoto de Azevedo possa contar com um complexo de saúde pública apto a absorver a demanda.

Ele também reafirmou que estão assegurados os recursos para a construção de uma unidade de pronto atendimento (UPA) anexo ao hospital. “Nós iremos fazer o aporte necessário para a reforma e aquisição de equipamentos, assim vamos ter um complexo de saúde para atender toda a região”.

A expectativa é que a estadualização aconteça ainda no primeiro semestre de 2014. Principal defensor da estadualização, o deputado Pedro Satélite destacou a união de esforços para objetivar o projeto.

“Isso só esta sendo possível graças ao empenho de toda a classe política. Com a estadualização desse hospital nós iremos minimizar o sofrimento da população peixotense e da região que depende da saúde pública”.

O deputado federal Eliene Lima destacou a importância desta conquista. “A estadualização traz um ganho não só agora, mas também para as futuras gerações que terá melhoria na qualidade de saúde”.

 

Mais informações

 Assessoria de Gabinete

(65) 3313 6740/9974 2665


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com