Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de novembro de 2015 11h23


HEMODIÁLISE

Pedro Satélite defende instalação de centro de hemodiálise no extremo norte de MT

A unidade deverá atender pacientes de sete municípios da região, que tem Sinop como única referência.

DISNEY DE PAULA / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Pedro Satelite (Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)

Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o deputado Pedro Satélite (PSD), aponta a necessidade de instalar um centro de hemodiálise em Peixoto de Azevedo. A unidade deverá ser construída e equipada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A intenção, segundo o parlamentar, é minimizar o sofrimento de pacientes com insuficiência renal crônica. "Na região norte do Estado o procedimento é feito apenas o município de Sinop. Por isso muitos pacientes precisam viajar até cinco horas para fazer as sessões de hemodiálise. Ou seja, um sofrimento que pode ser minimizado", justificou.

A hemodiálise é um procedimento onde a máquina limpa e filtra o sangue. Ela realiza o trabalho que o rim doente não consegue mais fazer.

Na busca por uma solução a curto prazo, o deputado apresentou o pleito pessoalmente ao secretário de Estado de Saúde, Eduardo Bermudez, que se comprometeu em realizar  o levantamento da manda e custos de instalação do novo centro de nefrologia.

A clinica deverá atender pacientes dos municípios de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Colíder e Alta Floresta.

 


Gabinete do deputado Pedro Satélite

Telefone: (65) 3313-6740


Associadas


Imagens