Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 26 de maio de 2015 12h36


NORTÃO

Satélite apresenta estudo de impactos causados pela construção da UHE Colíder

Outros assuntos, como melhoria para o Hospital Regional de Colíder e a retomada da obra da MT-320 discutidos no encontro

DISNEY DE PAULA / ALMT



Deputado Pedro Satélite apresenta estudo de impactos causados pela construção da UHE Colíder. (Foto: Disney de Paula/ Assessoria de Gabinete)

Como encaminhamento da audiência pública realizada no último dia 30 de abril, em Colíder, o deputado Pedro Satélite (PSD) promoveu nesta segunda-feira (25), uma reunião no Palácio Paiaguás, entre o governador Pedro Taques, prefeitos, vereadores, deputados estaduais e representantes de entidades sociais dos municípios de Colíder, Itaúba, Nova Santa Helena e Nova Canaã do Norte. Com o objetivo de  cobrar uma intervenção do Poder Executivo para amenizar os impactos ambientais e sociais causados aos municípios, pela construção da Usina Hidrelétrica Colíder (UHE), localizada no Rio Teles Pires,  no norte de Mato Grosso.

As autoridades alegam que os repasses para as prefeituras, realizados pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo empreendimento, são insuficientes para reparar os impactos nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública das cidades. “Por se tratar de uma estatal, acredito que o governador Pedro Taques tenha todas as condições de avançar nas discussões de forma mais célere com o governo do Paraná, tendo em vista que a obra está na reta final e logo vai entrar em funcionamento. Queremos que o governo condicione a licença de operação da usina ao ressarcimento dos danos causados aos municípios durante a obra”, afirmou Satélite.

O parlamentar afirma que uma das saídas seria a venda da madeira retirada dos 8.283,4 hectares da área que será alagada. “Não é uma conta pequena, estamos falando de pouco mais de 692 mil metros cúbicos de madeira em tora e lenha, que podem render aos cofres públicos cerca de R$ 80 milhões em ICMS e Fethab”, alegou.

O governador Pedro Taques se prontificou a promover um encontro entre os prefeitos, deputados, vereadores e representantes de associações com o governo do Paraná e a direção da Copel para discutir o assunto.

Outros assuntos, como a melhoria para o Hospital Regional de Colíder e a retomada da obra da MT-320 discutidos no encontro. 

Participaram da reunião os prefeitos de Colíder, Nilson Santos; de Itaúba, Raimundo Zanon; de Nova Canaã do Norte, Vicente Gerotto; de Nova Santa Helena, Dorival Lorca; os deputados estaduais Nininho e Oscar Bezerra; os vereadores de Colíder: Silvano, Francelina, Odair André, Odair José, Dito, Alencar e Beto; de Itaúba: Sadi, Valdir e Silvio; de Nova Cannaã do Norte: Ailton, Nivaldo e Odair, representante da Colônia dos Pescadores de Colíder, José Malice, e o representante da Associação dos Municípios Impactados por Usinas Norte de Mato Grosso, Rogério Rodrigues. 

 


Gabinete do deputado Pedro Satélite

Telefone: (65) 3313-6740


Associadas


Imagens