Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 21 de agosto de 2014 16h00


PRESTAÇÃO DE CONTAS

Satélite cobra explicações da Rede Cemat/ Energisa sobre manutenção de linhões

Outros assuntos referentes a gastos com a rede de energia, e que são bancados pelo consumidor final, devem ser justificados

DISNEY DE PAULA / ALMT



Pedro.jpg (Foto: Ronaldo Mazza-ALMT)

De acordo com o deputado estadual Pedro Satélite (PSD), muitas denúncias chegaram por parte destas pessoas que querem repassar à Cemat/Grupo Energisa, a gerência dessas redes, mas a empresa não quer aceitar a reivindicação. Uma Resolução de 2003 assegura a estes usuários, o direito de doar a rede elétrica à empresa concessionária de energia elétrica na região. Neste caso, seria obrigação da Cemat/Grupo Energisa, receber a rede e fazer a manutenção da mesma.

Diante deste fato, o deputado Pedro Satélite, irá convocar para comparecer na Assembleia Legislativa do Estado, o diretor-presidente da Cemat, Wilson Couto, para dar explicações sobre essa postura de intransigência. 

“Essas pessoas pagaram por este serviço, tanto que em comunidades inteiras, escolas, igrejas e outros são beneficiados por essa ação. Mas, toda vez que queima um transformador, cai um poste ou linha de tensão, é o cidadão, que precisa juntar dinheiro às pressas para resolver o problema, que segundo a legislação, é de responsabilidade da empresa concessionária.

Antes da implantação do Programa Luz no Campo, no ano 2000, e do Programa Luz para Todos, em 2003, muitas famílias e comunidades rurais de Guarantã do Norte, Terra Nova, Peixoto de Azevedo e de outros municípios do Estado, pagaram pela instalação da rede de energia elétrica em suas propriedades. Na época, esta era a única forma de ter acesso a este tipo de serviço- o investimento foi alto. Porém, hoje em dia, após o Governo Federal disponibilizar o acesso a este serviço, quem investiu na instalação da rede elétrica em suas propriedades e comunidades rurais, vem passando por uma situação, no mínimo, injusta.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 9974 2665 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens