Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de setembro de 2013 16h18


Satélite cobra neurocirurgião para o hospital regional de Colíder

DISNEY DE PAULA / ASSESSORIA DE GABINETE



Fablicio Rodrigues/ALMT
Dep. Pedro Satélite
“A situação (da saúde no Estado) é preocupante”, a afirmação é do deputado Pedro Satélite (PSD) que apresentou indicação solicitando ao governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a contratação em caráter emergencial de um neurocirurgião para o Hospital Regional de Colíder (648 km de Cuiabá). A unidade administrada pelo Instituto Pernambucano de Assistência a Saúde (IPAS), é responsável pelo atendimento de média e alta complexidade em 11 municípios da região norte do estado, e não oferece a especialidade há vários meses.

Segundo o deputado, hoje quando um paciente precisa passar por um procedimento neurocirúrgico, é obrigado a se deslocar até a capital do estado. “Só no último mês houveram três casos graves em que os pacientes foram removidos de UTI área até Cuiabá e para serem atendidos tiveram que aguardar até 72 horas pelo procedimento. A minha preocupação é que nem sempre é possível fazer a remoção e esperar todo esse tempo pelo atendimento, e as pessoas acabam perdendo a vida”.

Para satélite a presença do profissional no Hospital Regional de Colíder vai garantir aos pacientes a chance de sobrevida, e baratear o custo do procedimento para os cofres públicos. O parlamentar aponta ainda o fator emocional como fundamental na recuperação do paciente.

“Nos casos mais sérios, vamos amenizar o sofrimento do paciente e da família”. Mesmo depois de apresentar a indicação na Assembleia Legislativa, Satélite se reuniu com o governador Silval Barbosa para apresentar sua preocupação.

Silval ficou de determinar que a Organização Social de Saúde (IPAS), que administra o hospital, faça a contração do profissional o mais breve possível e em caráter definitivo.

Neurocirurgia - é a especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico (como tumores, doenças vasculares, degenerativas), traumas cranio-encefálicos e raqui-medulares passíveis de abordagem cirúrgica. Recentemente, também passou a tratar da substituição de órgãos sensoriais (olho e ouvido interno) disfuncionais por dispositivos artificiais.

 

Mais informações

Assessoria de Gabinete

(65) 3313 6740/9974 2665


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com