Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 14 de junho de 2013 08h56


Satélite quer mais dois mil homens para a segurança pública de MT

Na indicação apresentada na Assembleia Legislativa, o parlamentar aponta o número reduzido do efetivo, como o principal motivo para o aumento da criminalidade em Mato Grosso.

DISNEY DE PAULA / ASSESSORIA DE GABINETE



Mario Friedlander/ALMT
Dep. Pedro Satélite
O falta de efetivo nas forças de segurança pública do Estado é uma das dificuldades enfrentadas pela maioria dos municípios mato-grossenses. Na tentativa de suprir esta carência, o deputado Pedro Satélite (PSD) cobrou do Governo do Estado, a realização de concurso público de forma emergencial para as Policias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado).

Na indicação apresentada na Assembleia Legislativa, Satélite aponta o número reduzido do efetivo, como o principal motivo para o aumento da criminalidade em Mato Grosso. Em 19 municípios da região norte do estado o número de ocorrências registradas passou de 26 mil, no ano de 2011, para quase 30 mil em 2012, um crescimento de 3 mil boletins. A maioria dos crimes é de furto, roubo e tráfico de drogas.

“A Polícia Militar conta hoje com 7 mil homens, o ideal seria que tivéssemos o dobro deste efetivo. Outro dado que precisa ser levado em conta é que por ano cerca de 400 policiais se aposentam ou são afastados da função. Com isso abrem-se vagas que precisão ser preenchidas. Pelas informações que tenho se conseguirmos incorporar este ano 2 mil homens, já amenizaria a situação”, afirmou Satélite.

O parlamentar disse ainda que já conversou sobre o assunto com o governador Silval Barbosa, que se mostrou sensível ao pleito. A expectativa é que as inscrições para o concurso sejam abertas nos próximos meses.

 

Mais informações

Assessoria de Gabinete

3313-6310 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com