Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 18 de maio de 2016 13h17


SUSTENTABILIDADE

Cidades de Mato Grosso deverão adotar telhado verde

Programa Estadual de Incentivo à Adoção de Telhado Verde visa à promoção do desenvolvimento sustentável

ASSESSORIA DE GABINETE / ALMT



Entrevista coletiva Dep. Gilmar Fabris (Foto: Angelo Varela/ALMT)

O líder da bancada do PSD na Casa de Leis, deputado Gilmar Fabris, defende, como uma das alternativas de fomento à sustentabilidade do meio ambiente, a implantação do Programa Estadual de Incentivo à Adoção de Telhado Verde nas cidades mato-grossenses. A iniciativa prioriza a promoção do desenvolvimento e está em tramitação na Assembleia Legislativa.

Se aprovada, a medida deverá ser inserida nos espaços urbanos como forma de minimizar as chamadas ilhas de calor. Fabris destaca também que o processo ajuda na redução da poluição atmosférica, cria corredores verdes, reduzindo, significativamente, o consumo de energia elétrica, pois atua como isolante térmico.

São considerados telhados verdes os jardins implantados em telhados ou terraços das edificações nos espaços urbanos, adaptados à realidade biotecnológica. Para ser considerado telhado verde, a área utilizada para a implantação não poderá ser inferior a 40% da área total.

Os municípios interessados em participar do programa poderão obter incentivos fiscais e linhas de crédito concedidos pelo governo. Cuiabá, que é conhecida como Cidade Verde, poderá ampliar a sua área verde com investimentos oriundos desse programa. As diretrizes para a obtenção dos incentivos seguirão os critérios previstos no Plano Diretor Municipal e no alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Na proposta, Fabris destaca a necessidade de preservação do meio ambiente e cita a preocupação em relação ao aquecimento global. “As consequências do aquecimento global têm sido tema de discussões no mundo inteiro. Por isso, propomos o programa Telhado Verde, uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente”.

O telhado verde minimiza a retenção de calor das edificações, pois a cobertura vegetal proporciona arrefecimento e economia de até 20% da energia elétrica gasta com ar condicionado. É necessária a preparação adequada da superfície, com impermeabilização, sistema de drenagem, pedras, areia, terra e vegetação próprias para a implantação do telhado verde.


Gabinete do deputado Gilmar Fabris

Telefone: (65) 3313-6420


Associadas


Imagens