Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 17 de julho de 2018 11h39


RECONHECIMENTO

Sessão especial homenageia civis e militares em ações de segurança pública e cultura

Personalidades mato-grossenses receberam moções de aplausos concedidas pela ALMT

JOSÉ MARQUES / ASSESSORIA DE GABINETE



Os integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram homenageados com as moções de aplausos

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageou personalidades civis e militares por meio de moções de aplausos em uma sessão solene, realizada nessa segunda-feira (16), no plenário da Casa de Leis. A solenidade, proposta pelo deputado Max Russi, foi aprovada pelos deputados e destacou atuações nos segmentos da cultura e segurança pública.

Em discurso e representando os membros homenageados pela ação que culminou na manutenção do chafariz da Praça Ipiranga em Cuiabá, o arquiteto Robinson de Carvalho Araújo ressaltou a importância no resgate histórico no contexto de valorização da cultura cuiabana.

“Há muito as nossas raízes vêm sendo distorcidas. Essa iniciativa do deputado Max em valorizar a cultura cuiabana faz com que a cidade tenha um retorno de prosperidade. Muita coisa boa, quando as pessoas ficam sabendo das histórias e ficam encantadas. Essa iniciativa incentiva o redescobrimento de Cuiabá”, comemorou.

Ele destacou ainda que o monumento foi instalado na região porque o município não possuía um sistema de abastecimento de água. “O chafariz, como já foi citado aqui anteriormente, era uma das sete bicas do Cuiabá colonial. Essas bicas possibilitaram que Cuiabá tivesse vida. As pessoas buscavam água lá, para nutrir suas famílias”, relembrou Robinson.

Ações policiais  Civis e militares também tiveram seus trabalhos reconhecidos, a partir de ações operacionais, citando o exemplo do caso da bebê resgatada de Canarana que, graças à ação rápida de policiais, foi internada e sobreviveu.

O tenente-coronel Cesar Augusto de Camargo também recebeu a moção de aplausos e agradeceu ao deputado Max Russi pela sensibilidade na proposta de reconhecimento.

“Hoje o senhor teve a feliz colocação de aplaudir heróis. Aqui no estado de Mato Grosso os nossos heróis não usam capa, nossos heróis usam farda”, celebrou.

Ciopaer  Os integrantes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) foram homenageados com as moções de aplausos. Responsável pelo policiamento aéreo ostensivo em território mato-grossense, o Ciopaer é composto por bombeiros, policiais civis e militares que se dividem nas funções de pilotos, tripulantes, mecânicos e serviço administrativo.

O coronel da Polícia Militar Henrique Correia da Silva Santos atua como assessor especial institucional. Para ele, além da importância do reconhecimento, ser lembrado por um agente político, que não tem problemas com a justiça, é assinatura da credibilidade.

“O comandante-geral entende a importância disso, deputado, e gostaria de parabenizar o senhor pela importância que tem dado aos policiais. O que conta também é de quem a gente recebe e, para a minha felicidade hoje, vendo as notícias dos jornais, e ver que o nome do senhor não consta em denúncia alguma, para nós isso é uma homenagem maior ainda”, ressaltou.

Para o deputado Max Russi, que propôs a sessão solene, o reconhecimento público é uma forma de incentivo às ações que transformam e fazem a diferença, dentro do contexto social. “Não só uma forma de reconhecimento a essas pessoas pelos serviços prestados, mas um incentivo a mais ações diferenciadas”, afirmou.  


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330