Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 11 de dezembro de 2012 16h56


A ARENA PANTANAL - UM DOS ESTáDIOS SUBSEDE DA COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL -, LOCALIZADA EM CUIABá, SERá NOMEADA COMO MONUMENTO ARQUITETôNICO E URBANíSTICO DE MATO GROSSO. É O QUE PREVê O PROJETO DE LEI N° 633, EM TRAMITAçãO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

Arena Pantanal é reconhecida como monumento arquitetônico e urbanístico de MT

EVERALDO JOTA / ASSESSORIA DE GABINETE



Mario Friedlander / ALMT
Dep. Romoaldo Junior - PMDB

A Arena Pantanal - um dos estádios subsede da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil -, localizada em Cuiabá, será nomeada como monumento arquitetônico e urbanístico de Mato Grosso. É o que prevê o Projeto de Lei n° 633, em tramitação na Assembleia Legislativa.

Para o vice-presidente e líder do Governo no Parlamento Estadual, deputado Romoaldo Júnior (PMDB), responsável pela assinatura do projeto de lei, a arena confere a Cuiabá uma oportunidade de requalificação urbana de seu entorno, devido a sua expressiva dinâmica e importância sócio-econômica, contribuindo, assim, para que toda região de sua influência possa ter um desenvolvimento significativo.

Pelo projeto, consta que o monumento terá projeção internacional, com transmissão televisiva global, além da recepção de turistas de todos os continentes para acompanhamento dos jogos. “Considerando o partido arquitetônico, o porte deste equipamento e o evento que ele sediará, a arena passará a ser também, um novo ponto turístico da Capital de MT”, ressaltou o assessor especial da Secopa, engenheiro civil João Paulo Curvo de Barros.

“Os mato-grossenses vão se orgulhar deste novo complexo. Tenho certeza que Cuiabá vai sediar a melhor Copa do Mundo, servindo de exemplo, até mesmo, a outros países. E além de gerar emprego e renda aos trabalhadores, a Arena Pantanal será um importante legado deixado pelo Governo Silval Barbosa”, concluiu Romoaldo.

O Estádio - A Arena Pantanal está localizada em uma área de 300 mil m2, contará com passarelas, uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas, atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes, restaurante e muito verde. Foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade, possui flexibilidade na sua configuração, podendo ter capacidade reduzida de 44 mil assentos para 26 mil. Além disso, a cobertura pode ser aproveitada com uma grande área coberta para exposições.

O projeto, segundo o assessor especial da Secopa, já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por diversas instituições ligadas à arquitetura nacional. Em novembro de 2010, a GCP Arquitetos, empresa que projetou o estádio, recebeu em Londres (Inglaterra) a medalha de ouro na categoria Empreendimentos Públicos - conferida pelo The Americas Property Awards 2010.

O novo Verdão é um exemplo de construção ambientalmente sustentável desde a sua concepção. “O Governo do Estado fez questão de encomendar um projeto que atendesse as exigências da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de certificação de edificações para verificar e atestar a qualidade ambiental de um empreendimento”, argumentou João Paulo.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete
(65) 3313 6706 - 9909 9785


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com