Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de agosto de 2021 16h50


AÇÕES DO SEMESTRE

Em quase 30 anos de Parlamento, Romoaldo Júnior prioriza áreas da saúde e do social

O parlamentar vê de maneira positiva os trabalhos realizados no semestre, mesmo diante da crise sanitária que acabou mudando a pauta de trabalho e a forma de exercer as atividades legislativas

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Foto: Marcos Lopes

Autor de 30 leis ordinárias e cinco complementares sancionadas pelo governo do estado, Romoaldo Júnior (MDB), com quase 30 anos de carreira política, está no sexto mandato de deputado estadual. Já assumiu como presidente do Poder Legislativo, 1º secretário, presidiu diversas comissões da Casa, inclusive a Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária. Também foi vereador e prefeito de Alta Floresta, líder dos governos Jayme Campos e Silval Barbosa e ainda vice-líder do governador Mauro Mendes na ALMT. Na avaliação do deputado com mais tempo de mandato no Parlamento, os trabalhos realizados no semestre foram positivos, apesar da crise sanitária instalada com a pandemia pelo coronavírus, que acabou mudando a gestão e a forma de os parlamentares exercerem suas atividades legislativas.

Romoaldo prioriza pautar seu mandato na realização de projetos ligados às áreas da saúde e social. É autor da Lei Complementar nº 465/2012, de atenção integral à saúde mental, que visa proteger as pessoas com transtornos mentais ou uso abusivo de álcool e drogas. A normativa assegura os direitos do usuário destes serviços, garantindo tratamento humanitário e respeitoso, sem qualquer discriminação, proporcionando recursos terapêuticos e assistenciais.

 “Instituímos a lei com o objetivo de fazer com que o Estado desenvolva políticas públicas, principalmente para o dependente químico. Uma doença que só tem aumentado e, infelizmente, as famílias praticamente não têm como recorrer ao poder público. Geralmente, quem realiza este delicado trabalho são as comunidades terapêuticas e pessoas interessadas no bem-estar social do próximo. Precisamos olhar esta causa com mais atenção”, explicou, ao citar mais uma medida de destaque de sua autoria: a Lei Ordinária - 11456/2021, que garante reserva de vagas destinadas às pessoas com deficiência nos concursos seletivos para o ingresso em cursos de instituições estaduais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio.

Outra normativa criada pelo emedebista é a Lei Ordinária nº 11.004/2019, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre a Psoríase, doença que atinge diretamente 125 milhões de pessoas no mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil. As ações de conscientização passam a ser realizadas, anualmente, na semana que encampar o dia 29 de outubro. “É um problema que tem que ser discutido, pois provoca discriminação por falta de informação. Muito mais que um transtorno estético, pode causar uma série de impactos negativos na vida do paciente, como depressão, discriminação social e até profissional”, conscientizou.

Dentro dos trabalhos apresentados, o parlamentar cita o Projeto de Lei 637/2020 que concede incentivos fiscais a empresas que contratarem mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, diminuindo 3% do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) às que preencherem entre 2% e 5% de seus cargos por mulheres que passaram pelos abusos. As empresas ainda devem ficar isentas do pagamento de IPVA. “Essas mulheres necessitam de uma oportunidade para reconstruir a vida. A conquista de um emprego proporciona a chance de mudança, dignidade, independência e autoestima, devolve a esperança e a garantia de que elas não estão sozinhas”.

Romoaldo também defendeu diversas propostas em favor de melhoria nas condições de vida dos policiais e bombeiros militares. O tema inclusive é fruto de um projeto dele: a Lei Complementar nº 655/2020, que impõe o combate e a punição do assédio moral ou sexual em instituições militares. “Conseguimos essa conquista e hoje já observamos que alguns oficiais foram punidos cometendo abusos. Seus subordinados já podem falar não ao abuso dentro dos batalhões”, enfatizou.

Em meio às atribuições que receberam a sua dedicação neste semestre, o deputado enfatizou a indicação da implantação do ‘Programa Ser Família Emergencial’ para os municípios de Porto Esperidião, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Lambari D'Oeste e Paranaíta. O auxílio vai beneficiar famílias de baixa renda que estão passando por dificuldades financeiras por conta da pandemia, com o valor de R$ 150 reais. Já a partir de outubro, serão pagos R$ 200 reais, bimestralmente, até dezembro 2022.

 “O Programa Ser Família Emergencial veio para ajudar a diminuir um pouco das dificuldades nesse momento que a humanidade está passando, onde muitos estão morrendo e outros lutando para sobreviver”, avaliou Romoaldo. “A Assembleia mudou muito. O jeito de se fazer política mudou. Estou prestes a me aposentar e o meu desejo é que o Legislativo continue atendendo bem o povo e defendendo as necessidades do cidadão”, concluiu.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729