Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de março de 2017 17h34


DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Comunidades terapêuticas reclamam apoio do governo

Deputado Romoaldo Júnior realizou reunião na ALMT para discutir a questão; entidades reclamam que recebiam recursos por meio de convênios em governos anteriores, mas não têm sido atendidas na atual administração

HAROLDO ASSUNÇÃO / SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO



Deputado Romualdo Junior reunido com representantes de comunidades terapeuticas (Foto: Ronaldo Mazza-ALMT)

O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) realizou na tarde desta terça-feira (14), na Assembleia Legislativa, uma reunião com representantes de diversas comunidades terapêuticas que atendem dependentes químicos em Mato Grosso, com o fim de discutir medidas de acesso ao auxílio financeiro do poder público às entidades que prestam atendimento a dependentes químicos, bem como a regulamentação da documentação dessas entidades junto aos órgãos de controle público.

Estiveram na reunião os vereadores Carlos Garcia, de Várzea Grande, e Abílio Jr., de Cuiabá, além do secretário-adjunto de Justiça do Estado, Enéas Figueiredo, e representantes das seguintes comunidades terapêuticas: Hip Hop, Instituto Dom Fischer, Nova Canaã, Primeiro Passo, Geração de Samuel, Vida Serena, Tenda de Abraão, Vau de Jaboque, Help Vidas, Valentes de Davi, Lar Cristão, Instituto Resgate João Luiz Pizzato, Resgatado por Cristo, Crone e Casa de Misericórdia.

O deputado adiantou que irá formar uma comissão com membros das comunidades terapêuticas, para reunião com o chefe do Executivo e com os secretários de Justiça e Direitos Humanos e Saúde para tratar do assunto.

“Temos que debater amplamente o assunto para que o governo do estado possa efetivamente colaborar com o funcionamento das comunidades terapêuticas, viabilizando recursos. É desesperador ver uma mãe precisando internar seu filho e não tem solução para isso. O ano de 2017 mal começou e oito comunidades terapêuticas fecharam as portas. Atualmente, mais de cinco mil pessoas dependem do atendimento nas comunidades terapêuticas em Mato Grosso”, informou Romoaldo Junior.

O parlamentar argumentou que todas as comunidades terapêuticas de Mato Grosso estão precisando de apoio, amparo das políticas públicas do governo federal e estadual e que, inclusive, existe uma portaria do governo de Mato Grosso que possibilita o convênio para o funcionamento das comunidades terapêuticas, “porém a burocracia e os entraves nas exigências da documentação são muito grandes, além dos altos valores”. “Com tantas exigências, parece que o governo não quer é atender as comunidades”.

Representantes das entidades reclamaram que o auxílio financeiro praticamente foi cortado pelo governador Pedro Taques – recebiam pagamento de diárias por internos atendidos desde o governo Blairo Maggi e ainda durante a gestão passada, mas na administração atual estão à míngua.

Ao final, foram designados sete representantes que acompanharão o deputado em reunião com o governador Pedro Taques, a ser agendada ainda para este mês, da qual o secretário-adjunto de Justiça também se comprometeu em participar.

Ainda ficou definida a criação de uma associação representativa das comunidades terapêuticas, além da reivindicação de mais duas cadeiras no Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned) – atualmente, as entidades possuem um representante.

O deputado Romoaldo Júnior adiantou ter conseguido o compromisso de todos os seus pares para a destinação de emendas parlamentares individuais – no valor de R$ 50 mil cada - com o fim de auxiliar as comunidades terapêuticas, num total de R$ 1,2 milhão.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens