Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 1 de outubro de 2020 15h46


INDICAÇÃO

Deputado pede recursos para combater queimadas em Mato Grosso, principalmente no Pantanal

Enviada ao Ministério Público, Tribunal Justiça e Tribunal de Contas, a solicitação busca uma saída rápida para a situação caótica em que se encontra uma das maiores áreas alagadas do planeta, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Indicação do deputado Romoaldo Júnior solicita recursos para o combate às queimadas

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Foi aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, a Indicação nº 4050/2020, de autoria do deputado Romoaldo Júnior (MDB), que solicita aos Poderes recursos para o combate às queimadas no estado de Mato Grosso, especialmente na região do Pantanal.  Enviada ao Ministério Público, Tribunal Justiça e Tribunal de Contas, a solicitação busca uma saída rápida para a situação caótica em que se encontra o Pantanal - Patrimônio Natural da Humanidade, que deve ser preservado por todos.

Além dos incêndios na região do Pantanal, outros 16 focos de queimada foram periciados neste mês de setembro nos municípios de Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Poconé, Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio de Leverger.

O Pantanal mato-grossense tem sofrido diversos atentados ao longo do ano. Os focos de incêndio aumentaram em mais de 1800% entre os meses janeiro e agosto de 2019 e 2020, segundo a Divisão de Gerações de Imagens (DIDGE), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O fogo está descontrolado e já atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, o território de maior incidência de onças do mundo.

“O Pantanal também enfrenta a pior seca dos últimos 47 anos, e essa seca tem cooperado para que o fogo se alastre. A situação é grave. É urgente o envio de mais estrutura para combater o avanço do fogo, como brigadistas e veículos (tratores e aviões)”, defendeu o autor da indicação.

O parlamentar lembrou que, no começo deste mês, a situação gerou debates e manifestações acaloradas nas redes sociais em torno de um pedido: salvem o Pantanal. “A campanha ganhou força e visibilidade, mas é necessária a intervenção política governamental”, completou.

Apoio - O governo federal anunciou no último dia 16 de setembro que vai enviar mais R$ 10 milhões para o Governo de Mato Grosso reforçar o combate aos incêndios florestais no Estado, principalmente no Pantanal. Os recursos serão utilizados na contratação de aeronaves, reforço das equipes de combate aos incêndios, resgates de animais silvestres e compra de retardantes (insumo que auxilia no controle do avanço das chamas).


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729