Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 13 de outubro de 2016 17h55


MOÇÃO DE APLAUSOS

Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são homenageados por Romoaldo Júnior

O parlamentar destacou a excelência, o compromisso, a dedicação e o amor demonstrados no exercício de tão nobres profissões

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Romoaldo Júnior (Foto: JLSiqueira/ALMT)

O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) apresentou moção de aplausos pelo Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, instituído pela Lei Federal nº 13.084/2015, comemorado em 13 de outubro. O parlamentar destacou a excelência, o compromisso, a dedicação e o amor demonstrados no exercício de tão nobres profissões e disse que procurou, por meio da homenagem, expressar o seu respeito e o reconhecimento da sociedade mato-grossense por tais profissionais.

 “A presente moção visa registrar a valorização que temos por estas duas profissões da saúde que fazem a diferença na vida de tantos brasileiros. Parabenizamos todos os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pelos 47 anos de regulamentação profissional no Brasil e pelas conquistas alcançadas com excelência acadêmica e científica, dedicação à pesquisa e à inovação e atendimento com qualidade à população”.

Fisioterapeuta - É o profissional que estuda o movimento humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na cura. O seu trabalho tem a finalidade de preservar, manter, desenvolver ou recuperar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções do corpo humano. Sua atuação representa uma primordial cooperação ao desenvolvimento da saúde humana, atuando na prevenção (primária, secundária e terciária), na assistência fisioterapêutica coletiva e individual e na promoção e educação em saúde. Na área de saúde coletiva, o profissional pode atuar em programas de ação básica de saúde, na vigilância sanitária, programas institucionais e fisioterapia do trabalho.

Terapeuta ocupacional - É um profissional dotado de formação nas áreas de saúde e sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práticas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.

O terapeuta ocupacional compreende a atividade humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de automanutenção; e o homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.

Para atuar nas profissões de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional – O profissional deve ser inscritose estar com a anuidade em dia no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) de seu estado. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 9ª Região – por exemplo - é órgão fiscalizador dos estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia. O papel dos Crefitos é fazer cumprir resoluções e normas do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) e de zelar pelo prestígio profissional. Atualmente, 3.900 profissionais fazem parte da circunscrição Crefito-9.

“Parabéns a todos os profissionais, recebam nossa homenagem, vocês têm todo o nosso respeito”, reconheceu o deputado.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens