Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 1 de junho de 2017 12h16


VISITA

Instituto dos Cegos de MT vai receber apoio de Romoaldo

O deputado viu a necessidade de viabilização de emendas para a reforma no prédio e custeio de alimentação dos 120 jovens associados que têm deficiência visual e outros tipos de deficiências

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputado Romoaldo em visita ao ICEMAT (Foto: Julio Rocha/Assessoria de Gabinete)

Em visita ao Instituto dos Cegos do Estado de Mato Grosso (ICEMAT) em Cuiabá onde funciona a Escola Especial 25 de abril, na tarde de quarta-feira (31), o deputado Romoaldo Júnior (PMDB) viu de perto a real necessidade de viabilização de emendas para a reforma no prédio e custeio com alimentação dos 120 jovens com deficiência visual e outros tipos de deficiências, que lá são atendidos.

“O Instituto dos Cegos é uma entidade filantrópica de extrema importância que atende os 141 municípios do estado. Hoje vimos de perto às reais necessidades deles, vamos dar uma força no sentindo da reforma do prédio, e apoio nas despesas diárias, pois a maioria são para-atletas e participam de disputas nos eventos que a instituição realiza e, sem dúvidas nenhuma, precisam de apoio”, disse Romoaldo, enquanto visitava as dependências do prédio e conversava com os alunos.

O parlamentar garantiu que nos próximos dias irá agendar uma visita com o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc) Marco Marrafon para dar continuidade ao assunto. “Quero aproveitar para convidar a população do estado que ainda não conhece para vir conhecer o instituto dos cegos do mato grosso, que realiza um trabalho enobrecedor”.

Coincidentemente o presidente do Instituto dos Cegos, Tiago Oliveira é da cidade de Alta Floresta, onde o deputado Romoaldo já foi prefeito. “Nós conhecemos a trajetória do deputado, ele tem muito serviço prestado em Alta Floresta, ficamos muito satisfeitos com a visita dele. Tenho certeza que irá nos dar uma força muito grande”, declarou Tiago.

O Instituto - O Instituto de Cegos de Mato Grosso foi fundado em 1979 e, desde então, trabalha para aumentar a inclusão das pessoas com deficiência visual. Seus associados têm faixa etária entre 18 e 35 anos. Porém, segundo os administradores, a unidade também atende algumas crianças e idosos, que procuram a entidade principalmente pelas atividades lúdicas oferecidas. Entre as ações importantes disponíveis no Icemat está a alfabetização em braile, que permite uma socialização maior do portador de necessidades especiais.

Conforme o presidente, outras atividades essenciais aos associados são as aulas de locomoção, mobilidade e orientação, as quais garantem independência ao cidadão, tanto na vida pessoal, quanto social. A partir desses ensinamentos, o participante tem, por exemplo, a possibilidade de andar sozinho pela cidade.

Além disso, o instituto dispõe ainda de aulas de música, informática, artes marciais e esportes, como futsal e atletismo.

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual. Destas, 582 mil são cegas e seis milhões têm baixa visão. Em Mato Grosso, 5,1 mil pessoas são cegas e outras 91,4 mil possuem grande dificuldade visual.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729


Associadas


Imagens