Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 29 de agosto de 2014 12h24


ATUAÇÃO

Polícia Militar é atendida com indicação de Romoaldo

O presidente também apresentou um projeto de lei declarando o dia 5 de setembro de 1835 como a data oficial da criação da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso

MÁRCIA MARTINS / ASSESSORIA DA PRESIDÊNCIA



Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (Foto: Demóstenes Milhomem/ ALMT.)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior (PMDB) apresentou indicação pedindo o retorno do uniforme operacional antigo (4º A – Azulão) da Polícia Militar, que foi substituído pelo cinza, após 40 anos de uso. O pedido para a volta do antigo uniforme partiu dos próprios policiais que reclamam da atual farda.

Ao receber a solicitação da polícia, o deputado lembrou que desde 2013, época em que o uniforme foi substituído, 60% da tropa já não eram favoráveis a mudança.

A reivindicação da corporação também foi encaminhada ao secretário da Casa Civil, secretário de Estado de Segurança Pública e ao Comandante Geral da Polícia Militar.

“Os policiais reclamam que a nova cor quebra a tradição e até mesmo a identidade da polícia. Eles dizem que o novo uniforme não impõe o mesmo respeito que o anterior, então é justo que pedido deles seja atendido”, disse Romoaldo.

Homenagem - O presidente também apresentou um projeto de lei declarando o dia 5 de setembro de 1835 como a data oficial da criação da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A escolha é em alusão a criação da instituição no Estado, que aconteceu justamente neste dia, sendo um dos primeiros atos da Assembléia Legislativa do Estado. Na época a PM era chamada de "Corpo Policial Homens do Mato".

No mesmo projeto de lei, Romoaldo declara o dia 06 de novembro de 1720, como o marco oficial das atividades de polícia em território mato-grossense: isso porque  de acordo com dados históricos e conforme revela a produção científica, existe registro de ocorrência policial no ano de 1720 – entre os registros consta que os moradores e conquistadores da época, protegeram e conservaram o guarda-mor Paschoal Moreira Cabral e seus descobrimentos.

“Temos que considerar as tradições e a história da instituição, portanto é mais do que justo o reconhecimento legal das datas históricas da nossa Gloriosa Polícia Militar”, reconheceu Romoaldo.

Mais informações:

Assessoria da Presidência

(65) 3313-6575 / 9907-7838

 

 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens