Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de março de 2015 16h06


Romoaldo debate política ambiental e manejo florestal de MT

Além de vários deputados, participaram do debate, presidentes de sindicatos de madeireiras, presidentes de órgãos relacionados à atividade e engenheiros florestais

MARCIA MARTINS / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputados e representantes do Cipem se reúnem com a sema (Foto: Maurício Barbant/ALMT)

Em atendimento a um convite do deputado Romoaldo Júnior (PMDB) a secretária de Estado do Meio Ambiente (Sema), Ana Peterlini, participou de uma reunião na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa, na tarde de ontem (4/3). Na pauta, a política ambiental e as autorizações para exploração do manejo florestal no Estado. Além de vários deputados, participaram do debate, presidentes de sindicatos de madeireiras, presidentes de órgãos relacionados à atividade e engenheiros florestais.

No encontro, ficou definido que os participantes voltarão a se reunir na segunda-feira (9), a partir das 10h, na Sema. Defensor da causa, desde o seu primeiro mandato, em 1990, Romoaldo cobrou a desburocratização da Sema, tendo em vista que o setor madeireiro corre o risco de perder a safra do ano. À nova gestora, ele aconselhou que ninguém melhor que os madeireiros para ajudar a resolver a crise instalada na secretaria.

Oriundo de Alta Floresta, onde a madeira é um dos carros chefes da economia, o deputado defendeu que os madeireiros só estão pedindo o direito de trabalhar, ou seja, eles pedem pelo menos a pré-liberação dos manejos. “Dos 250 manejos do Estado, apenas 27 estão liberados. São muitos entraves. A burocratização do sistema foi a gota d'água para os casos de corrupção que já ocorreram na Sema”, disse.

O deputado aconselhou a secretária a fazer uma visita nos municípios de Aripuanã, Alta Floresta e Nova Bandeirantes, onde estão os maiores focos da atividade no Estado.

O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Geraldo Bento, disse que os madeireiros só querem somar para acabar com essa crise. Ele lembrou que um projeto de manejo chega a levar um ano e meio para ser liberado. “A preocupação é que a safra começa no mês de maio e ainda não há previsão de exploração porque os manejos não têm data para ser liberados, sendo assim, os madeireiros continuam sem poder trabalhar”, detalhou Geraldo.

Depois de ouvir o pedido de transparência dentro da Sema e ser cobrada sobre as dificuldades apresentadas com o novo sistema, implantado pelo Governo Federal, a secretária explicou que está enfrentando dificuldades por conta da redução no quadro de servidores e para emissão de licenças. Entretanto garantiu que o novo sistema é eficiente, apenas precisa de tempo para adaptação.

“Foi de grande importância a reunião aqui na Assembleia Legislativa. Vamos estudar as informações levantadas aqui hoje. E na próxima segunda-feira (9), às 10 horas, vamos nos reunir na Sema, para dar continuidade ao assunto”, afirmou Ana Peterlini.

Mais informações:

Assessoria de Gabinete

Tel: (65) 3313 6709


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com


Associadas


Imagens